Querido diário:
Os postulados são construtos teóricos interessantes. Eles nem sempre precisam derivar-se do mundo, cada vez podendo ser mais abstratos, na verdade, inclusive nas ciências rígidas. Na ciência econômica, a axiomatização comecou há já quase 100 anos, nem sei com quem. Na teoria do comportamento do consumidor, sempre usei como exemplo o postulado da diversificação (o consumidor prefere uma cesta com mais variedade a uma com menos). Ele parece justificar por vende-se vinho brasileiro na Argentina e vinho argentino no Brasil (exceto quando as políticas comerciais são, digamos, latino-americanas...).
E o postulado da aditividade? O consumidor prefere uma cesta com mais bens a outra com menos. Pois bem. Seu elogio é "a última bolachinha do pacote". Ela parece indicar que dói-me mais dar a última do que dar a primeira. Pois mal: há a maçã com um verme: prefiro-o inteiro na maçã do que metade na boca...
DdAB
Imagem aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário