14 outubro, 2012

30 Maneiras de Ganhar Dinheiro

Querido blog:
Em torno da semana 1-8 de novembro de 2006, eu estava em Londres. Era meu pós-doutorado na Freie Universität Berlin, mas o bilhete aéreo era tão atraente que passei vários fins-de-semana e feriadões no reino da rainha. Como sei, se meu passaporte não era carimbado, às vezes nem exibido? É porque tenho um exemplar da revista Time Out London, com a programação cultural, gastronômica, etc., da cidade, e dicas muito úteis.

Agora, saber o que me levou a selecionar a matéria:
Money Special
Ready, steady, dought: 30 tips to get rich quick!

O titulo, mesmo agora, promete. A memória é que é faulty. Parecia-me que esta matéria, em seu item .3., já era de meu conhecimento antes de 2006, talvez até em outra incursão londrina, digamos, 10 anos antes. E por que me interessei por ela e por que aqui a posto? Era um tempo em que eu me preocupava com o que batizei como "Finanças da Família", algo em que me envolvi em meus tempos de PUCRS em torno do ano 2002 e 2004. Em 2002, a FIFA estava na moda, o que me levou a criar o próprio nome e a sigla para o que viria a ser um concorrido centro de estudos de orçamentos familiares e dicas relacionadas.

Tão profundo foi meu mergulho neste assunto que, por vias sinuosas (mas nem tanto), vim a participar de um programa Globo Repórter que levou gente de todo o Brasil a ver minha lata e mesmo colegas de 50 anos atrás (de 2004) telefonarem de Matto Grosso, para se congratular comigo em meu momento de fama! O tal programa também levou-me a vivenciar uma experiência interessante e comovente. Uma senhora paulista enviou-me um e-mail falando de uma situação crítica, na condição de pequena empresária. Fiz o que pude para ajudá-la. Traduzi um texto que fala de restaurantes mal-das-pernas (que veio a ser publicado no livro de Mesoeconomia, no capítulo da matriz de insumo-produto da empresa). Mas nada se iguala ao item .3. Vender cabelo, como possibilidade de gerar dinheiro a curto prazo. Minha tradução abaixo é tíbia e temerosa. Tive que adaptar o que pude, pois praticamente não entendi nada, exceto esta de "sell your hair". Eles dão tudo com os correspondentes endereços, que omito por razões óbvias (sendo óbvias, não preciso decliná-las, o que as põe na penumbra).

.1. Get your kit off - atuar como modelo (talvez nu) de pintura. Pagamento: entre nove e 12 libras por hora de pose;

.2. Get down the pub - responder a perguntas sobre "trivia" em alguns pubs londrinos, num concurso. Por exemplo, qual o código postal do Palácio de Buckingham.

.3. Sell your hair - venda de cabelo. Eu já ouvira falar nisto e vira trabalhadores precários anunciando o endereço dos compradores nas ruas de Porto Alegre.

.4. Flog your designer clothes - venda das roupas usadas. Eles dizem que, no caso das roupas de griffe (termo brasileiro...), pode-se recuperar até 30% do dinheiro pago.

.5. Donate your sperm - depois de algumas formalidades (exames, entrevista), pode-se doar esperma para clínicas de fertilidade. Vendendo a mercadoria três vezes por semana, chega-se ganhara 150 libras.

.6. Rent your parking space out - se bem lembro, o morador britânico tem direito a um espaço de estaconamento na rua "residents permit only". E pode-se alugá-lo (será que legalmente?) por até 3.000 libras por ano.

.7. Get a video on 'You've Been Framed' - sugestões do tipo de postar uma escada na porta da casa de um amigo esperando que este, ao abri-la, derrube o cineasta, tudo filmadinho. Rende nos programas de vídeo-cacetadas até 250 libras.

.8. Have a punt - ou seja, fazer apostas em eventos possíveis. Dão alguns exemplos, inclusive a possível saída de Tony Blair da '10 Downing St.' em 2007. Boa dica. Mas não dão quanto podemos ganhar com este tipo de aposta.

.9. Put your kids to work - como atores, modelos, essas coisas. Falem em até 600 libras.

.10. Take drugs - ou seja, coloque-se como cobaia de programas que estudam a dependência química. Pode-se ganhar 10.000 libras.

.11. - Hire your home out for a shoot - ou seja, alugar a casa para uma filmagem, foto, algo assim. Chega a pagar 1.500 libras.

.12. Play online poker - um jogo de pôquer em grupo. Um atleta ganhou 600 num torneio com 400 pessoas.

.13. Become a paparazzo - fique na espreita de alguma celebridade, fotografe e ganhe um bom dinheiro. Não diz quanto.

.14. Go dog-walking - passear o cachorro dos outros, ganhando até 10 libras por hora.

.15. Pawn your jewels - empenhe as jóias. Não me pareceu boa ideia, pois tem é que pagar um juro de 7% sobre o "empréstimo". Mas isto é bem comum no Brasil com a Caixa Econômica, que tem uma carteira de penhores muito ativa.

.16. Go flyering - pagando até 10 libras por hora, trata-se de distribuir folhetos de bares e clubes nas ruas.

.17. Advertise in Private Eye's 'Eye Need' Page - Tem uma revista chamada 'Private Eye', com uma seção em que a pessoa informa o leitor a razão que a/o leva a precisar de dinheiro. Dizem eles: "Nunca se sabe...". Eu só faria com pseudônimo, hehehe. (Se é que não fiz, hehehe, hehehe).

.18. Grow fruit and vegetables to sell to friends - esta é para quem gosta de jardinagem ou tem terras ociosas... Mas, ficando famoso com os produtos "orgânicos", pode-se também ficar rico. Só que dá um trabalhão...

.19. Get grumpy - faça reclamações de tudo por meio de cartas sobre produtos defeituosos. Diz a revista que, se você ganhar o cupom de restituição do dinheiro pago, pode levá-lo à venda no eBay... Nâo diz quanto se pode ganhar.

.20. Try folk dancing in public! - malabarismos, piruetas, break-dance. Parece que precisa de uma licença da prefeitura, tendo má fama principalmente aquele recorte de ficar imóvel, característico de pessoas que gostam de fazer o papel de tolas.

.21. Take online surveys - responder a pesquisas de opinião por meio da internet poderia pagar entre duas e 60 libras por questionário.

.22. Be a mystery shopper - ir às compras não para comprar, mas para ver como os verdadeiros consumidores o fazem. Não diz quanto se ganha.

.23. Busk - tocar instrumentos musicais na rua. Nâo diz quanto se ganha.

.24. Enter competitions - no caso, ficam dizendo mais as que devem ser evitadas. E não diz quanto se ganha.

.25. Sell your (miserable) story - escrever uma autobiografia ou outra história igualmente piegas, mas cheia de sofrimento pode render umas boas 2.000 libras.

.26. Wash cars - é o que chamamos da parte da lavagem de carros das atividades de flanelinhas. Algo regulado pela câmara dos vereadores de Porto Alegre, numa elogiável prova de estupidez. Pode-se ganhar até 2,50 libras por hora.

.27. Work as an extra - esta é para quem tem talento para ser ator/atriz de cinema ou TV. Não diz o guadagno.

.28. Exchange old games for cash - alguns jogos de computador podem ter virado raridade desde sua infância/adolescência. Neste caso, você pode vendê-los por até 20 libras.

.29. Sell on Amazon - Tudo do 28 pode ser feito na Amazon.

.30. Write a smash hit - Estoure com uma música nas paradas de sucesso. Dizem que um rapaz da zona sul de Londres ganhou 11.100 libras no eBay um verso de uma canção intitulada Montanha Russa". Ou era "Tobogã"?.

Leu tudo? Bom resto de domingo.

DdAB
Peguei a imagem deste simpático blog.

Nenhum comentário: