02 outubro, 2012

Preços e Lucros: as eleições e os anúncios

Querido diário:
No outro dia, postei aqui coisas sobre as eleições deste ano bissexto, ou seja, eleições para prefeitos e vereadores na república brasileira. Pior seria se vivêssemos sob monarquia ou democracia chavista, ou coisa ainda pior, hehehe. Seja como for, votar é um privilégio e um desatino. O poder econômico faz com que, além do privilégio do eleitor da democracia, haja privilégio para os "mais dotados".

Nâo fiz estudo sistemático sobre os anúncios anunciados na postagem sobre os preços. Ao contrário, segui observando-os assistematicamente. Mas saltaram-me aos olhos alguns traços:

.a. Tarsila Crusius anuncia pouco. Seu último anúncio foi ante-ontem, na p.3 do jornal de domingo. O anúncio era do mesmo tamanhinho daquele do dia R$ 1.589,09 e passou a R$ 2.234,00. Por que era domingo? Por que o centímetro quadrado sobe de preço quando a eleição se aproxima?

.b. na propaganda de Márcio Bins Ely, temos o efeito cruzado:
:: subiu da p.26 com um anúncio de 5,00 x 8,4cm^2 e R$ 2.261,92
para
:: a p.3, com um anúncio de mesmo tamanho, agora pagando R$ 3.381,92.

.c. então estimei, para este senhor, que o efeito melhoria da página representa R$ 955,21 e o efeito data mais próxima, outros R$ 164,79.

Isto me leva a refletir sobre verdade e utilidade. No caso, parece-me evidente que estas minhas cifras resultantes do rateio arbitrário que fiz (proporcional a 26/3 e 338192/226192) estão erradas. Parece que deveria ser ao contrário: mais perto, mais caro. Talvez um bom 50%-50%. Por outro lado, se aceitarmos que elas serviram para ilustrar o uso das quantificações, então há mais utilidade do que verdade.

DdAB
Tirei a imagem da Cuca da Tarsila paulista daqui. Claro que o crédito é para a pintora, ainda que, não fosse o comentador do blog, eu não a teria capturado. Esta forma de citar via Google ajuda a cultivar a profissão de detetive, pois não sou autor da ilustração daqui.

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