Escritos Econômicos

Planeta 23: Mesoeconomia: questionando os leitores


CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Graduado, como já sabemos, em 1972, a partir de 1974, ingressei como membro de diferentes equipes em algumas publicações de autoria coletiva na FEE. Minha primeira obra realmente de autoria individual foi uma memória de cálculo da montagem de séries (estimando censored data, e vindo a descobrir por influência do Prof. Antonio Carlos Fraquelli o drama dos anos 1950, que foi batizado como "trigo papel") de preços e quantidades da produção agrícola do Rio Grande do Sul. Possivelmente, a história não guardará registros da efeméride de lançamento da obra.

Depois, fiz as duas dissertações de mestrado (UFRGS e Sussex), estudando economias de escala na indústria de alimentos do Rio Grande do Sul. Economia de escala é simplesmente dar vazão quantitativa à observação de que, se o custo médio cai com o tamanho da fábrica, então esta dominará o mundo, ou seja, a produção de utilidades levadas ao mercado tende a concentrar-se nas mãos de poucos. Conduziu-me ao tema o Prof. Achyles Barcellos da Costa, que talvez não discordasse da primeira parte da frase.

Da dissertação de Sussex, retirei um artigo que publiquei como autor individual na revista Indicadores Econômicos da FEE, em 1978, sendo editado pela Profa. Sílvia Campos. Estudava duas questões interessantes: o problema da multicolinearidade nas funções de custos do tipo de Joel Dean e a própria definição de escala. Escala é claramente um conceito apenas aproximável empiricamente de modo multidimensional, o que me levou a buscar uma variável síntese na análise de componentes principais. Identifiquei o primeiro fator como sendo a "escala". Determinei-o por meio da combinação linear entre as variáveis Ativo Total, Número de empregados, Tamanho das pocilgas (nos frigoríficos abatedores de suínos), Faturamento, e outras variáveis. 

Claro que, mal comparando, no setor bancário, a variável "tamanho das pocilgas" talvez apresente o valor zero. Tudo isto levou-me a baixar pau, pau e pau nas filas bancárias e suas salinhas de espera e exigir mais regulamentação sobre o setor bancário, ambiente desorganizado e, assim, convidativo a assaltos.

Matemática Superior
Clique por aqui e tenha acesso aos textos:


Penso que os rascunhos e sua forma de evoluírem andam rumo a um - quem sabe? - festejado livro, principalmente, em virtude do apelo popular do título completo. Em seu estágio atual, veremos  mais ou menos os seguintes contornos:

Apontamentos sobre Português, Etiqueta e
MATEMÁTICA
para praticantes das ciências empresariais que se consideram portadores de um intelecto
SUPERIOR
e que desejam que seus interlocutores também assim pensem


Um endereçamento completo a meus escritos econômicos poderá ser examinado, pois vou estar carregando-os (uploading) no tempo devido.

abcz