09 outubro, 2012

Sociedade Desigual e Eleições

Querido diário:
Ontem, parece que não fechei o círculo sobre os resultados das eleições e a falta de igualitarismo que grassa na sociedade brasileira. E mesmo fiquei em dúvida se a palavra coalizão é com s ou com z. E sigo na dúvida, que não vou desfazer, hehehe.

Ocorre que as eleições têm a ver com a desigualdade, fomentando-a pela simples razão que qualquer eleito em qualquer desses níveis de vereança remunerada ganham muito mais do que a renda per capita do país. A aparente estabilidade que regeu estas eleições nacionalmente esconde este drama que é disfarçado, talvez, pela mistura de carnaval e praia. A estagnação secular da economia brasileira talvez esconda a inversão do lugar comum. Muito se argumenta que a sociedade igualitária seria menos dinâmica. Mas, ao mesmo tempo, a sociedade brasileira, com toda sua desigualdade, tem um coeficiente de dias parados por greve relativamente aos dias totais absolutamente destoante dos países capitalistas avançados.

Há harmonia social? Num país em que os trabalhadores amealham apenas 40% do PIB? Parece que a ambição igualitarista de equalizar os níveis de consumo per capita encontra um inimigo na estabilidade concomitante à enorme desigualdade. Ou é tudo ao contrário?

DdAB
Imagem: aqui.

Nenhum comentário: