Boas Vindas


BOAS VINDAS: sumário das páginas
Página 1 - Boas Vindas (você está aqui)
Página 2 - Currículo
Página 3 - Eu Aluno
Página 4 - Eu Professor
Página 5 - Escritos Econômicos
Página 6 - Governo Paralelo
Página 7 - Vida Pessoal
Página 8 - Downloads (a preparar)


BOAS VINDAS: primeira parte

Bem-vinda/o ao Blog Planeta 23. Espero que haja bons motivos para chegar a ele e, principalmente, para retornar. Leitoras e leitores poderão comunicar-se comigo por meio do Messenger intermediado pelo Facebook. 

Costumo postar no blog matérias que ilustram meus mergulhos no cotidiano, pensando com mais ou menos seriedade em sugestões de políticas de governo voltadas a intervir na realidade social. Minha tônica é alardear as virtudes da promoção da sociedade igualitária.

 As atualizações periódicas (blog e GoogleDocs) mostram a marca de meu desenvolvimento pessoal e profissional. Por enquanto, posso adiantar “quem sou e o que penso”, expressão que Bernard Shaw -um dos famosos igualitaristas britânicos- usou como título da tradução brasileira de sua auto-biografia. Sobre quem sou, há muitos recortes nas diferentes páginas. Na página do Currículo, pode-se olhar um texto de apresentação pessoal. Além dela, e até antes, faço o link para o Currículo Lattes (aqui). Nele, depois de aposentado, retive apenas as publicações em revistas técnicas e alguns outros detalhes imutáveis, como a formação acadêmica, e por aí vai Viviane.

 De todo este material, pode-se depreender o que penso, ilustrando parte das tentativas que eu próprio faço para entender/mudar o mundo no rumo da sociedade igualitária. Muitas delas -quer dizer, textos, textos e textos- podem ser baixadas a partir de referências feitas em Eu: Aluno, Eu: Professor, Escritos Econômicos e Vida Pessoal. Tudo concentradinho no também interno link Arquivos de Documentos para Donwload. Por fim, o Governo Paralelo precisa encaminhar enormes reformas, a fim de que realmente possamos mudar o mundo!

 No blog, às vezes, mostro uma espécie de estilo “querido diário”. Ainda assim, reconheço que pouco proveito teria o relato de intimidades. Vou procurar escrever textos assépticos, sob este ponto de vista do conteúdo. De acordo com Carl Wright Mills, o trabalhador intelectual combina sua vida pessoal com a profissional, de forma indistinguível. Ao aprender isto, dei-me conta de que aquilo que parecia vício era virtude. O fato é que, mal ganhei meu diploma de bacharel em economia, decidi estudar o tema. Não sei se comecei com o pé direito, parece que sim: li o livro de Richard Lipsey de Introdução à Economia. Desde esses primeiros momentos pós-faculdade, percebi que meu abrigo intelectual pelos muitos anos vindouros seria às vezes fascinante e às vezes enfadonho. Depois li outros materiais, sempre pensando que estudar é como fazer ginástica e regime alimentar: meio desejado, meio imposto e meio odiado.


BOAS VINDAS: segunda parte

Como todos os blogs que já produzi (e este é o terceiro), o Planeta 23 tem suas vantagens relativamente aos demais blogs dos indivíduos humanos que jogáramos bilhar no Café do Roberto, ao lado direito de quem olha o Cine Teatro Ideal de Jaguary de frente.

 O título oficial de Planeta 23 diz respeito a uma decisão que tomei há muitos anos, o que me permitiu ocupar precisamente a fração do espaço sideral que ora preencho. Mudei-me para um planeta que tem apenas 23 horas, pois uma delas perco-a fazendo ginástica. Mas, ao mesmo tempo, adotei como lema: "Quem faz ginástica todo dia não precisa fazer ginástica todo santo dia", abrindo uma concessão para o fato de que não somos feitos puramente de ferro.

Escrever em meu blog é um dos mais fascinantes passatempos que cultivo desde que nasci. Seu primeiro nome, carinhosamente dado, foi "Livro do Bebê". Depois, tenho guardados alguns exames escolares. Num caderno adquirido nas feiras do MEC, iniciei formalmente minha vida literária. Depois, fiz diários convencionais, diários eletrônicos e, desde 2004, encontro-me escrevendo no ambiente virtual propriamente dito. Não uso palavrões nem exponho intimidades que poderiam constranger a mim próprio ou, o que seria pior, a terceiras/os. 


Às vezes, divulgar opiniões pessoais pode ser comprometedor, se não para os vivos ou o morto, pelo menos para seus pósteros, como sugere a precaução adotada por Leon Trotski. Achando que seus escritos poderiam comprometer amigos/vivos, ele decidiu manifestar seu desagrado póstumo com a possibilidade de divulgarem seus papéis em menos de 30 anos do passamento. De certa forma, podemos entender-lhe a motivação. Com efeito, em 30 anos mudou tudo, inclusive o próprio stalinismo, que durou menos do que isso. O Muro de Berlim durou menos de 30, a União Soviética dançou. O PT [escrevi isto em 2004, mas segui votando nele...] acabou e resta-nos a tarefa de começar tudo outra vez: organizar pela base, criar um partido, fazer coalizões pela esquerda, ganhar o poder em alguns municípios, com vereadores. Depois, prefeitos, deputados, governadores. Depois a maioria parlamentar (da coalizão) e o controle do governo dos homens, buscando transformá-lo em administração das coisas. Como fazê-lo? Criar em qualquer repartição pública um conselho de Observatórios originários da comunidade, os stakeholders de cada uma delas.

Os temas se interpenetram.. Está vendo? O último parágrafo teria o "marcador" Vida Pessoal ou Economia Política. Vida Pessoal, claro, e Economia Política, no sentido de Philosophy and Political Economy, claro.


P.S. Estes dizerem constaram da lapela do blog quando o iniciei em outubro de 2008:
Penso que chegou a hora da criação da Brigada Ambiental Mundial, uma organização sustentada por verba orçamentária do Banco Central Mundial retirada das contas correntes sob o título de Tobin Tax, ou Imposto de Tobin. Penso que, no futuro, vamos dedicar-nos exclusivamente às artes e aos esportes, que o trabalho ser-nos-á dedicado pelas máquinas. Ou seja, penso que meu dedinho indicador, apontando para a esquerda, está direcionando o sentido correto da evolução planetária.