20 fevereiro, 2009

Lixo de Pobre e Lixo de Rico

Querido Blog:
Ando meio aperreado: não estou encontrando anotações sobre o que gostaria de transformar em um artigo sobre a renda básica. Não é apenas isto, porém. Milhares de coisas estão pondo-me -como diria o Curupira o.s.l.t.- de pés para trás. Uma delas são as demais, se me faço entender. As outras dizem respeito às primeiras já citadas.

Por outro lado, vemos acima, capturada do Google Images, a foto de um saco de lixo de prástico, relleno de lixo seco, reciclável. Desde que fui assaltado por dois asseclas do prefeito de Montevidéu, lancei a campanha: "Odeio lixo seco". Claro que não odeio sequer o endiabrado prefeito, que lança sua infância e juventude à necessidade de assaltar-me. Dizque a foto acima é da progressista cidade de Cuiabá, onde se frita ovo em frigideira de calçada ao meio-dia, hora local. O dualismo é que me choca. Houvesse um sistema judiciário eficiente no Brasil, os políticos não seriam ladrões, teríamos uma lei do orçamento em ação e regida pelo princípio do orçamento universal. De acordo com este, é proibido fazer pontes antes que o lixo urbano seja reciclado. Por trabalhadores detentores de empregos decentes, não esses pobres diabos que vivem uma subvida, submetidos à violência da própria polícia, dos políticos que furtam a merenda de seus-deles filhos, e tudo o mais, além -é claro- da violência que os pinguços inflingem-se uns aos outros, basta olhar o número de cicatrizes exibida por qualquer mendigo da Av. Ipiranga em Porto Alegre.

A reciclagem do lixo da figura abaixo só pode ser coisa de gente bem nutrida. Mas o pior é que este saco esverdeado deve ser entregue a um catador aconchavado com o porteiro do edifício, algo assim. O edifício o explora, ao porteiro, que trabalha 12 ou 14 horas diárias e ao mendigo que pensa ser um detentor de emprego decente.
Agora, se é coca-cola (zero cal) naquela garrafa, então é bom!
DdAB

Um comentário:

alex disse...

HEHEHE GOSTEI FICOU LEGAL! DA UMA OLHADA NO MEU BLOG SE VOCE CURTI ROCK!