17 agosto, 2009

Repercutir...

Querido Blog:Uma referência pósmoderna ao Google-Images apareceu-me agora, quando pedi-lhe para procurar "repercutir...". Vieram 70 mil registros. E um dos primeiros é o da efígie. Mais detalhes googleanos e cheguei a http://www.tempopresente.org/index.php?option=com_content&task=view&id=4869&Itemid=147.

Disseram-me há anos: "e queco?". Pois aí começa a postagem de hoje. Carta Capital, you know. Vi, alguns dias atrás, duas referências a "repercutir" e achei que era demais, pois parece que eu intuía que há uma corrida pósmoderna à la Paul Vitrillo. O próprio palco da Guerra do Iraque foi objeto de estudo de Vitrillo. Mas a Carta de Mino diz, no editorial de Mino, à p.18 do exemplar de 12/agosto/2009: "[...] ninguém repercutiu a reportagem de IstoÉ, bem ao contrário do que se deu com a entrevista de Pedro Collor." Falamos do impeachment de Fernando Collor e a denúncia da então revista então dirigida por ele -himself- sobre a relação deste Fernando Collor com P. C. Farias. Ou seja, se tivesse repercutido, então o quê?

Repercutir, diz-nos Aurelião:
[Do lat. repercutere.]
V. t. d.
1. Reproduzir, refletir (o som): 2
2. Fazer emitir ou ecoar o som de: 2
3. Desviar a direção de; refletir: 2 2
V. int.
4. Repetir-se, refletir-se (som, luz); percurtir, repercutir-se: 2 &
5. Fazer sentir indiretamente a sua ação ou influência: 2
6. Ecoar (3).
V. p.
7. Repercutir (4).
8. Fazer sentir indiretamente a sua ação ou influência.


Pois bem, por pura coincidência, Antonio Luiz M. C. Costa, na p.42, fala em "Mas, na América do Sul, o bate-boca eentre Uribe e os vizinhos serviu menos para atiçar anomosidade contra Chávez e Correa do que para permitir a eles ampliar a repercussão do acordo militar entre Bogotá e Washington." (Vírgula depois de 'mas' de minha autoria).

E ainda, na p.47 -ano de meu nascimento-, o que nada tem a ver com os assuntos (...), Nouriel Roubini, enfim, entrega as fichas: "A economia brasileira mostra sinais de resiliência. Já no primeiro trimestre de 2009, os dados do PIB exibiam consumo em alta, apesar da contração nos investimentos e do colapso no setor industrial."

Bem, o problema com as opiniões é que só são declaradas importantes as que repercutem. Eu não disse há um ano que:
.a. o PIB não vai abalar-se,
.b. o emprego vai demolir-se,
.c. a inflação irá manifestar-se?

DdAB

Nenhum comentário: