17 agosto, 2009

Pobres ricos

Querido Blog:
Decidi fazer esta postagem extra para comentar a seguinte frase:

After trying and failing to raise these revenues [do governo] by taxing the rich (a poor strategy given the already high marginal tax rates on this group), the administration [pública] will inevitably shift to a broad-based tax hike, likely involving a value-added tax.
Robert J. Barro is Paul M. Warburg Professor of Economics at Harvard University.

Robert Barro falava da crise de 2008 e as políticas que o Governo Obama começou a adotar buscando combater a depressão que poderia ser tão frightening como a de 1929-1933. Eu achei interessante citar isoladamente por causa dos parênteses. Difícil de saber o que as "already high marginal rates" têm a ver com qualquer estratégia de elevação das receitas públicas. Ele não diz. Penso que ele poderia pensar em "desejo de trabalhar"? Se for isto, só bebendo, pois sabemos que rico não trabalha. Por outro lado, todos concordam que a renda concentrou-se nos Estados Unidos pelo menos desde o governo de Ronald Reagan.

Eu já argumentei que as tais hipotecas sub-prime servem como pacificador social da vida americana. Os problemas demográficos daquele país são amenizados por políticas, penso, urbanas que dão casa a quem pode aderir à vida comunitária. Ou seja, quero dizer que a sociedade desigual é um barril de pólvora. Bem, eu disse que "já argumentei", mas foi Platão que o fez, o que fiz foi transcrevê-lo por aqui há milhares de anos.
DdAB

Nenhum comentário: