14 agosto, 2009

Imbecil senador

Querido Blog:Por pura coincidência, eu estava brincando no Google Images e digitei duas palavrinhas: imbecil e senador, sem a conjunção. Nem ia teclar o "enter", quando um vento estranho forçou-me a fazê-lo. O que eu queria ter buscado era uma imagem mais interessante para ilustrar meu registro de hoje. Trata-se da matéria da p.33 de Zero Hora, em que sobressaem manifestações e iniciativas senatoriais do Senador Paulo Paim.

Desconheço maiores detalhes sobre a vida acadêmica, ou melhor, a formação, que ninguém -nem jornalista nem a avó do badanha- precisam de faculdade para entender do que quer que seja, do senador da república. Vi-o, ao vivo, uma vez, ainda em meus tempos de FEE. Ele era ou líder sindical ou deputado ou alguma coisa destas, nenhuma delas convidativa à reflexão e ao estudo. Tampouco lembro o que ele falou naquela oportunidade, menos ainda o que eu almoçara nas horas que antecederam a "charla", que portava um sono dionisíaco.

Há milhares de pedidos de reajustes de pagamentos aos aposentados em andamento, por iniciativa dos estados, ou melhor, do senador do estado do RGS. Só acabando mesmo com os estados e, ergo, com o senado! O senador da república quer a volta da indexação dos rendimentos dos aposentados (bloco B33 da matriz de contabilidade social) para acompanhar o salário mínimo (bloco B21, ou seja, o da distribuição funcional da renda). Pode? Claro que pode. Vai ganhar? Claro que vai ganhar. Isto vai mudar alguma coisa na indução de ganhos de produtividade na economia brasileira? Vai. Vai mudar para pior. Salário mínimo não devia ser elemento indexador de nada. A moeda é que deveria ser o indexador de tudo. Neguinho não saber isto é imperdoável! Os aumentos dos aposentados deveriam obedecer a outros critérios, especificamente inscritos na lei do orçamento. Ou a lei do orçamento não é da esfera legislativa, sô?

Será que os assessores econômicos do senador Paulo Paim estudaram com a Profa. Yeda Rorato Crusius? Será que eles não conseguem conceber mecanismos que mudem os rendimentos de seus eleitores (not to speak of their own fortunes) sem meterem a mão com o bloco B21? Eppur si muove, disse Galileu Galilei, mas não se referia à política brasileira.
DdAB
p.s.: parece que peguei as efígies de Paulo Duque e Heráclito ou Severino Cavalcante.

2 comentários:

Anaximandros disse...

trata-se, duilio, de dois senadores piauienses, o que muito me entristece, um atende pela alcunha de mao santa um populista classico, o outro é mais articulado, um coronel articulado e poderoso, alias, os dois sao poderosos, e, junto com os senadores do pt, tambem coroneis so que da esquerda pregressa, vao manter o coronel-mor no poder...s. um piauiense exilado.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Fala, filosofia grega em pessoa! Nem tentei investigar os nomes dos dois capturados (pelo Google Images), pois tenho-lhes enorme desprezo enquanto cidadão. E nomes é que não me fazem falta: Jader Barbalho (Pará), Hidebrando Pascoal (também nortista), Inocêncio de Oliveira (Pernambuco), Orestes Quércia (São Paulo). Não esqueço os gaúchos. Fiz uma lista em postagem posterior. Destes, omiti Eliseu Padilha, que -consta a lenda- andou metendo a mão no dinheiro das merendas. Ibsen Pinheiro tampouco é gente infensa a acusações. Na verdade, não estou acusando, apenas selecionando notícias de minhas duas fontes: Zero Hora e Carta Capital.
DdAB