09 maio, 2013

Deflagrando uma Fraude: Marx envolvido!

Querido diário:
A capa de Zero Hora de hoje destaca o escandaloso "A FRAUDE DO LEITE" e vamos saber nas p.4-8 e em praticamente todas as seções de economia e politica do jornal detalhes: transportadores de leite in natura adicionavam água, ureia e formol ao produto recebido FOB. O primeiro impacto, cômico, é que o Rio Grande do Sul orgulhava-se de ser o segundo maior produtor do Brasil e com a produtividade por vaca quase duas vezes maior do que a média nacional. Com tanta água, para onde vai a vaca? E a criança? Melhor mamar sem intermediários...

Humor? Numa hora destas? Numa frase de 49 palavras, nomeadamente,

Em um galpão com madeira podre e utensílios jogados no chão de terra, nos fundos de uma propriedade rural em Ibirubá, no noroeste gaúcho, o Ministério Público Estadual (MP) deflagrou parte de uma fraude que levou temor aos consumidores gaúchos: a presença no leite de água, ureia e formol.

vemos este espanto redacional: o ministério público deflagrou uma fraude. (O negrito em "Ibirugá" está no original. Outra? E minha frase? Tecnicamente agora contamos com 69 palavras entre a maiúscula inicial, a citação e o ponto final (epa!).

Mais humor: quem não gosta da "presença do estado na economia" certamente estará falando de um assunto diverso do mal-estar provocado aos valores organolépticos da indústria compradora e do consumidor desta beberagem. O Planeta 23 quer porque quer substituir o governo dos homens pela administração das coisas. No caso, vê no governo ou seu substituto democrático as funções de provisão de informação e fiscalização para o restante da sociedadse. E um sistema judiciário judicioso, a fim de punir os réprobos.
DdAB
Imagem daqui.
P.S.: o dia é de celebridades no jornal: acusados de acolheramento na fraude, encontram-se os nomes de Angélica Caponi Marx, João Cristiano Pranke Marx e João Írio Marx. Não contentes com isto, os forjadores da cultura do século XX ainda mostram na p.10 o nome do toxicologista Lenine Alves de Carvalho (envolvido na notícia da exumação do corpo de João Goulart, mais um atentado ao bom senso praticado pelo clube da demagogia de salão brasileiro) e na p.16, vale a pena citar a manchete, "Freud depõe sobre acusação contra Lula". Freud, Sigmund? Não, não é espiritismo, pois Chico Xavier já está no além, mas Freud Godoy, que atuou como segurança do antecessor da presidenta Dilma. Pode?

Nenhum comentário: