26 abril, 2012

Mau Tempo em Floripa: um seminário


querido diário:
como sabe quem acompanha os deslocamentos de meu corpo, estou em Floripa, cidade que adoro e que, ao caminhar pelo campus da universidade e suas cercanias, lembrei de quanto desejei vir aqui morar e, ao ter que partir, o quanto lamentei. nestes dois dias que por aqui passei/estou passando, ontem apresentei um seminário sobre aquelas encrencas da "Reprimarização e Desindustrialização: uma revisão crítica". como sabe o leitor acompanhante do show bizz, também apresentou-se na cidade e em horário parcialmente coincidente com o de meu seminário o s(i)r. Paul McCartney, um dos quatro beatles de outrora e hoje exemplar cidadão britânico.

ainda não indaguei se houve mais gente no show dele ou em meu seminário. talvez nunca venha a saber o resultado desta competição a que não me lancei, porque não sou bobo, ainda que possa padecer da neurose da autoestima superestimada.

dada a espantosa interpenetração de temas, vou deixar esta postagem (que recende a besteirol, vida pessoal e até economia política) sem marcador algum.

no que diz respeito à economia política, tentei deixar clara minha mensagem derivada do paper sobre a reprimarização e desindustrialização que fiz em co-autoria com Joal de Azambuja Rosa. parece incontroverso que há duas dominâncias na economia brasileira: uma é a escala da demanda final. e a outra é a soberania do setor serviços na transformação do impulso originado na demanda final (exportação ou economia doméstica) em crescimento.

nosso resultado mais substantivo é que o período 2000-2008, com todas as boas e más lembranças que poderemos reter sobre ele, tinha como grupo de setores dominante uma combinação que levava a um nível médio de dinamismo e nível alto de igualitarismo. e que este grupo expandiu sua participação tanto na economia exportadora quanto na economia doméstica. bom, né?
DdAB

2 comentários:

Bípede_Pensante disse...

Querido Professor,

tentei colocar aqui uma foto do show do Paul no histórico dia 25/04/2012, quando vc ousou concorrer com ninguém menos do que ele, mas não deu certo. Então vai o link:
http://wp.clicrbs.com.br/atlantidajoinville/2012/04/26/paul-mccartney-emociona-30-mil-fas-em-florianopolis/?topo=77,2,18,,,77

Não sei dizer onde deu mais público, mas quem foi ouvir vc com certeza não se arrependeu. Obrigada pela palestra!

Brena.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

muito obrigado, BP. vou falar isto para o John e o George, assim que encontrá-los.
DdAB