12 abril, 2012

A Guerra dos Juros


querido diário:
o jornal de hoje (we know which) fala na guerra dos juros, que foi desencadeada pelo governo, por meio de seus instrumentos Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. e que o Banrisul nela ingressou hoje. sabemos que guerra de preços não é bom. mas competição claro que é. quero registrar dois pontos:

.a. pouca gente fala, já que existe um cordão de oba-oba ao coro de que 'devemos baixar os juros a todo custo', que a taxa de juros é um bom sinalizador da taxa de lucro. tem mais gente que fala, e não se dá conta de que estamos falando da mesma coisa, que o investimento é função do lucro. ergo, elevar o juro pode ter efeito benévolo sobre o investimento, na medida em que um sistema competitivo reaja com a própria elevação da taxa de lucro. ou seja, realize ganhos de produtividade e não os distribua aos trabalhadores (ou, no caso brasileiro, ao governo, por meio dos incontáveis impostos indiretos).

.b. e se os lucros são muito altos? que quer dizer muito altos? resposta óbvia: maiores do que o custo de oportunidade do uso do capital da empresa que os contabiliza. e que fazer com este excedente de lucro? obviamente: cobrar imposto de renda sobre ele. em minha opinião, este imposto deveria ser progressivo para algumas faixas bem amplas de faturamento, mas proporcional dentro delas.

segue o .b. e por que cobrar imposto de renda sobre o lucro dos bancos? porque lucro acima do custo de oportunidade sinaliza ineficiência alocativa e distributiva. (e provavelmente não aponta para ineficiência produtiva, o terceiro eixo do tripé). isto que nada estamos falando sobre a petrobrás e os 50% de 'contribuição' que ela deixa para o tesouro nacional, recompensando seus acionistas e funcionários com os demais 50% (o que já dá lucro prá burro). quer reduzir o lucro? baixa o preço da gasolina! quer reduzir o lucro dos bancos? baixa a taxa de juros, ou eleva os custos, por exemplo, contratando mais gente para acabar com as filas!!! por exemplo, fazendo-os arcarem com os gastos em segurança, para deletarem a indústria dos assaltos.

DdAB
imagem: daqui. capturei-a do Google Images ao digitar "voando baixo", pois queria referir-me aos juros cadentes. caiu a Varig, que referi rapidamente ante-ontem, ao falar de trens de alegria que volta e meia percorrem a vida secreta dos meninos de rua no Brasil. é óbvio que mais dinheiro para a massa falida da Varig significa menos dinheiro para a escola que poderia abrigar estes futuros dirigentes da nação.

Nenhum comentário: