19 abril, 2012

Mais um Juiz Aposentado por Ser Criminoso


querido diário:
há meio ano (ver aqui), falei em juízes complicados, quiproquós, aposentadorias para os criminosos. tinha um juíz numa cidade gaúcha cuja inicial é Q ou T ou alguma das 24 letras restantes do novo alfabeto da língua portuguesa que foi comprovado como 171. fez pinturas e bordados até que foi cassado. lembro de ter calculado o preço do crime para ele. foi aposentado compulsoriamente com proventos proporcionais aos vencimentos da ativa. e passou a ganhar, se não calunio, R$ 2.500 mensais.

pois não é que hoje o jornal é mais específico sobre outro crime que tem pena assemelhada? diz lá a p.3:

CASTIGO? - O Tribunal de Justiça de Pernambuco afastou, na semana passada, o juiz Adeildo Lemos de Sá Cruz, da 7a. Vara Criminal de Recife. Segundo servidores, o magistrado abusava de palavrões, ameaçava funcionários com uma arma e dava tarefas sem relação com o tribunal, como lavar seu carro. A punição: Cruz foi aposentado compulsoriamente.

pois é. digamos que seus estipêndios já estivessem na casa dos R$ 10.000 mensais (ou seja, estou usando números ridículos para atenuar minha tibieza nas quatro operações. e que ele tivesse 3 anos e meio de serviço. então iria aposentar-se com 10% do valor de sua remuneração. ou seja, R$ 1000, mais ou menos a renda per capita nacional. tenho dois pontos:

.a. eu queria que a renda básica fosse precisamente este valor! mas dizem que não tem dinheiro, pois precisam pagar os juízes, os deputados, os vereadores, os senadores, os governadores, os vice-prefeitos, os Cargos em Comissão.

.b. não acho que os governantes devam ser um eco da imprensa: apenas repercutir o que ela denuncia, pensando em ganhar alguma manchetezinha no dia seguinte. o que acho é que deveria existir alguém da sociedade civil tentando organizar o sistema legislativo do país, de sorte a acabar com este tipo de farra.

DdAB
imagem: da Wikipedia. eu pensara que o 171 era um produto brasileiro e vemo-lo no progressista estado americano de Illinois. quem diria?

Nenhum comentário: