30 janeiro, 2009

Jogos Leais


Querido Blog:
Como sabemos, o rapaz que acima vemos é John von Neumann, que depois de muito penar, vim a descobrir que tem o sobrenome pronunciado como "fon-nóiman", como se fosse um colono alemão de Estrela ou Lacheado. Mas ele era húngaro, gênio, professor de Princeton, enviou Einstein no trem de Boston quando sua aula seria em Nova Iorque (ou vice-versa) e escreveu um parágrafo elegantemente transcrito em meu próprio livro de jogos que mostra que ele já sabia o que era "equilíbrio de Nash".
Pois é de sua ausência que quero falar agora. No outro dia, a Profa. Dra. Andréa Fachel Leal lembrou que eu lhe contei a história (que me foi passada por terceiros) do povoamento do mundo por dois tipos de idiotas. O primeiro deles caracteriza-se pela verdadeira compulsão em emprestar livros: basta alguém falar algo que ele/ela simplesmente desfaz-se de seus livros, emprestando-o. O segundo tipo de idiota, também muito abundante, é o que devolve livros.
Inspirado por este tipo de dupla, concebi o seguinte jogo, cuja formatação pode não ser perfeitamente alinhada com meus elevados dotes intelectuais. Vou importar uma planilha Excel. Fi-lo, dias atrás, com outra comparando PIBs e tive resultados ligeiramente melancólicos. Lá vai. Lá foi para onde quis. Vês algo?
DdAB







3 comentários:

Alessandro Darabas disse...

Sr Prof. Duilio, em visita a seu site reparei que a lista de tipos de tecidos está um tanto defasada. Segundo informações que me chegam através de amigos comuns, Ud. já teria condiciones de atualizá-la. Esclareço que tenho especiaL interesse no assunto.
Alessandro Darabas

Sílvio e Ana disse...

Com relação ao empréstimo de livros, lembro-me sempre: "Quem dá aos pobres, ou empresta, adeus." (Sílvio)

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Caros amigos da Postagem dos Jogos Legais:
Parece que fui sugestionado por Sílvio e Ana para pensar na postagem seguinte sobre esmolas. No carnaval, cantou-se: "Quem dá aos pobres empresta a Deus [não é 'diz adeus'...], me dá, me dá, me dá uma esmolinha pelo amor de Deus, uma esmolinha com (?) os carinhos teus."
Segundo: reformei o site, acrescentando pesquisas velhas e mais novas sobre o tema. Um dia mudarei tudo, novamente. In due time.
DdAB