08 janeiro, 2009

Retórica e Capitalismo

Querido Blog:
Um interessante exemplo de retórica é o que ilustra esta foto. Eu falara no título em Retórica e Capitalismo. A imagem que capturei do Google-Images fala em anarco-capitalismo. Vemos até toques de Yin-iang, sei lá. Eu vira, em Bologna, há alguns anos, a foto do euro-moeda estigmatizado pelo iene e dólar, num símbolo anarquista. Nem todo anarquista é progressista. Aqui, torna-se mais claro que há algo com o dinheiro $$$ de muito interesse. Lá naquele hotel bolonhês, havia conservadorismo: dizia-se não ao dinheiro mundial. Só faltava dizer-se "não" ao dinheiro e -pior ainda- ao mundo. O Dr. Silvana!

Eu terei dito feito elsewhere o seguinte silogismo, que ainda vai dar o que falar sobre qual figura, validade etc.:
M: o capitalismo acabou há mais de 15 dias
m: . o mercado de trabalho não é mais o principal instrumento de distribuição da renda, mantendo seu caráter de gerar motivação para o não-lazer
C: há utras necessidades sociais que requerem trabalho induzido pelos incentivos materiais.

E enquanto estas não puderem ser transferidas às máquinas, teremos algo acapitalismado, talvez mais anárquico e certamente com a economia mundial e integrada. Mas -ainda mais perene- será a forma de "economia monetária" que esta forma futurística vai assumir. Pelo menos foi isto o que me garantiu um apenado evadido de Charqueadas, vendendo figos na sinaleira da Visconde de Pirajá com a Botafogo.

Saudações universitárias
DdAB

Nenhum comentário: