19 janeiro, 2009

Solstício e as delongas

Querido Blog:
Se algum Santo Sílvio ou outro de outro nome mais avaticanado puder (à la São Rodrigo?), peço ajuda. Intrigado que fiquei com as "postagens" do exemplar jornal "Zero Herra", de Porto Alegre, decidi dar um ligeirinho na Internet e ver o que sabe-se que se sabe e o que não saberei sequer que não sei.

Primeiro: o DeLong que espere com seus registros dos dois pontos finais do novo consenso macroeconômico. Haveria também o que comentar no registrado por Roberto Moraes na própria "Herra".

Segundo: sempre pensei que o solstício de verão coincidisse com o dia mais curto do ano. No site, que gerou a ilustração de hoje, capturada via Google Images, nomeadamente, www . observatorio . ufmg . br, olhei um pouco e fui levado a pensar que talvez a "Herra" esteja certa, o que também ocorre, vez que outra.

Terceiro: disse Zero Herra no domingo 18 de janeiro: Poente: 20h26min. E no dia de hoje 19 de janeiro, portanto: Poente 20h25min. Segue-se necessariamente que os dias estão encurtando, mas o que também se segue é que no dia tipo 19 de dezembro e em frente os dias ainda estavam encumpridando-se. Seguiram encumpridando, tornaram-se estáveis com estas 20h26min.

Quarto: eu pensara que o dia mais longo era precisamente o do sostício de verão e o mais curto, o do solstício de inverno. Zero Herra diz que não. Não é impossível que esteja certa, se o Observatório da UFMG permitir.

Abraços chuvosos, que o mar não está para peixe desde a madrugada portoalegrense. Hífem?
DdAB

2 comentários:

Sílvio e Ana disse...

A duração do dia (tempo entre o nascente e o poente), depende da latitude do local. Por exemplo, quando aqui temos o solstício de verão, com o dia mais longo do ano, no hemisfério norte é solstício de inverno (Papai Noel tem de enfrentar a neve lá), com o dia mais curto. A melhor maneira de entendermos isso é com uma bolinha e uma lanterna. Os dados para Porto Alegre podem ser encontrados em http://astro.if.ufrgs.br/dia.htm.
(Sílvio)

Sílvio e Ana disse...

Ah, é interessante lembrar que, sobre o equador, os dias têm 12h o ano todo! (Sílvio)