14 março, 2014

O Ente que Age

Senhoras e senhores:

O agente é, como sabemos, o ente que age. E a agência é a responsabilidade do ente que age no que diz respeito aos resultados de suas ações.

no Stanford, falando sobre Max Weber e o individualismo metodológico:

Weber reserves the term “action” to refer to the subset of human behavior that is motivated by linguistically formulated or “meaningful” mental states. (Generally speaking: coughing is behavior, apologizing afterwards is action.)

No dicionário, agente é

[Do lat. agente.]. Adj. 2 g. 1. Que opera, agencia, age. ~ V. intelecto --. S. 2 g. 2. Pessoa agente (1). 3. Pessoa especializada que trata de negócio por conta alheia, ou que representa os interesses de seus clientes: 2 4. Representante, comissário ou delegado de uma pessoa, de uma instituição, de um organismo, etc.: 2 5. Pessoa encarregada de uma agência (4 e 5). 6. Pessoa que pratica a ação. 7. Membro de corporação policial; polícia: 2 8. Autor, causador, promotor. S. m. 9. O que é agente (1). 10. Causa, razão, motivo. 11. Motor, propulsor, impulsor: & 12. E. Ling. Forma lingüística que expressa o executor de uma ação; agentivo. 13. Filos. O princípio ou o sujeito de uma ação.
u Agente aditivo. Quím. 1. Aditivo (4).
u Agente da passiva. E. Ling. 1. Agente da voz passiva.

DdAB
Imagem daqui, pois -como sabemos- no capitalismo tudo vira mercadoria, até a honra.

2 comentários:

Bípede_Pensante disse...

Oi Profe. Lendo o que vc acaba de escrever, esses caras, os entes, viventes agentes, de repente me pareceram tão sabidos. Acho que eles estão se tornando criaturinhas bem deslocadas no nosso mundo. Estou pensando na mediocrização de tudo, que parece ser a tendência mais em voga ultimamente.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Salve, B.P.
Também tem a história do "ente que bebe" e, ainda assim, pode ter o comportamento mimetizado pelos modelos pertinentes. Por exemplo, se quer rapidez na perda de reflexos, empina absinto, se quer morte mais lenta, vai para o gim, se quer bebericar a noite inteira, intercala vinho e água. Sem falar que, cada vez que desembolsa um real na mercadoria, calcula a UMg pertinente e a compara com a da moeda. Essas coisas, hehehe.
DdAB