23 março, 2014

Balanço do Planeta

Senhoras e senhores:

Não estamos falando de um relatório verde, ainda que verdejantes porvires esperem quem vive neste mavioso Planeta 23. Por exemplo, foi explicado em plena sala de aula que as mudanças comportamentais no planeta Terra são muito complicadas. Por isto, meu caso de, para melhorar a forma física, ter-me deslocado a outro planeta, este caracterizando-se por dias de apenas 23 horas. Com o tempo, a gente se habitua a tentar viver as 24 horas canônicas em 23. A insofismável perda de uma hora provocada pela mudança é compensada, quase que invariavelmente, pela sensação de bem-estar (ou dinheiro) que acompanha os exercícios físicos realizados durante uma hora por dia.

Por isto é que a maior santa do Planeta 23 é mesmo a sra. Olga Benário (aqui e aqui) que, ao chegar a sua prisão alemã, recusou-se a declarar-se morta e tentou criar motivação na moçada que iria morrer com a tentativa de imaginarem uma vida saudável, com canções, recitais e exercícios físicos. Onde aprendi isto? No livro, primeira edição, de Fernando Morais citado nos dois links dos parênteses. Qual é a lição? Mesmo sob condições amplamente desfavoráveis, alguma mudança instantânea é possível. Creio que, no caso, morale mais elevado facilitaria a reação à polícia nazista e a montagem de planos de fuga. O que não imagino é que seria possível ter acontecido o que a história registra.

DdAB
Imagem aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eae mestre, quanto tempo.

Em meio a mesma busca do tema do insumo produto encontrei uma aula sua no Youtube "indústria Brasileira: um novo padrão". Lamentavelmente o áudio não permitiu escutar nada.

Mas continuamos na busca.

Abs

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Éééh, Econ. Daniel!
Vou enviar um e-mail falando no assunto. Pensava que o livro de mesoeconomia e seu CD resolveria todas as paradas rsrsrs.
DdAB