30 julho, 2011

Proibição de Empregos

querido blog:
ontem, falei que tem gente que pensa que um bom imposto sobre a exportação de bens ou serviços é o canal. e tem gente que acha que essa gente é maluca. mas também tem gente que não gosta que os outros trabalhem. ou melhor, eu simpatizo com a ideia do lazer absoluto, com a renda básica que permita ao indivíduo escolher o ócio (?) por toda sua vida. e que o mercado de trabalho atraia pessoas altamente motivadas, detentoras de enormes habilidades que lhes garanta enorme produtividade. os Midas modernos, os midas do amanhã.

e tem gente que não gosta que os outros trabalhem aos domingos. e tem gente que, obrigada a trabalhar no domingo, se queixa. e tem gente que adoraria trabalhar nos finais de semana, por exemplo, estudantes que poderiam, assim, dedicar-se em tempo integral à faina escolar. este negócio de ficar proibindo o trabalho em dias dá dor de cabeça. a mim, deu em Paris, que naquele tempo não abria os supermercados às segundas-feiras de manhã. então fui levado a comprar das lojinhas de marroquinos e paquistaneses. nada contra as etnias, mas contra os preços de prêmio que eles cobram precisamente para abrir suas lojas em momentos de fechamento dos supermercados. lucros extraordinários baseados em barreira legal.

e tem a questão da confusão entre emprego e renda. é evidente que ninguém precisa estar empregado para receber rendimentos. sempre gosto de exemplificar com os filhos dos casais ricos e os pais deles mesmos... filho não trabalha, não é mesmo? nem bisavô de rico, não é mesmo? e haverá emprego no futuro? acho que apenas de cientista, algo assim, fora os de esportistas e artistas. e todos contemplando as estrelas!
DdAB

2 comentários:

Tania Giesta disse...

O SENTIDO HUMANO DO TRABALHO:o termo HOMO FABER indica que o ser humano é um ser de trtabalho, alem de pensar e falar.O trabalho tem o sentido de procurar o pão cotidiano, contribuir para o progresso continuo das ciencias e da tecnica, alem de contribuir para a elevação cultural, moral e etica da sociedade.O trabalho é toda atividade realizada pelo homem tanto manual como intelectual e independem das circunstancias em que acontece.O ser humano é diferente dos outros animais, porque é o unico que trabalha, inteligentemente, para dar sentido a sua existencia

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

tá certíssima, Tânia. o ponto importante a retermos é que existe um trabalho banal, que deve ser substituído pelas máquinas. o trabalho nobre será programar e inventar novas máquinas e seguir fazendo arte e esporte. or at least i hope.
DdAB