26 novembro, 2010

Leontief & Einstein

querido diário:
existem duas equações que mostram que minha tese sustentando que a lei da oferta e procura é mais atrativa do que a lei da gravidade (indústria das aeronaves e espaçonaves, etc.).

a primeira é a tradicional equação reduzida do modelo de insumo-produto, de Wassili Leontief etc. dispensa apresentações. ela -ambos dispensam apresentações?- diz, em vetores:
x = B * f
em que x é o vetor da produção setorial societária, B é a matriz inversa de Leontief, que rastreia todos os requisitos diretos e indiretos para a produção de cada mercadoria (isto é, de cada elemento do vetor x) e f é o vetor da demanda final. o modelo diz que, se tivermos coragem de sustentar que a demanda final determina a produção, então ao a conhecermos e conhecermos os coeficientes de produção determinaremos o que será produzido em cada setor da economia. a matriz B também nos informa se a economia é viável ou se não consegue produzir nem para sustentar a produção, que dizer do consumo?

de sua parte, Albert Einstein escreveu uma equação que mostra que tudo o que conhecemos é energia, ou conversível em energia:
E = m x c^2
onde E é a energia contida no sistema, m é a massa de matéria e c^2 é o quadrado da velocidade da luz. em tempos de outrora já andei falando até da dimensionalidade dela, quando veremos que também o espaço e o tempo (pois c^2 = distância ao quadrado dividida pelo tempo ao quadrado) transformam-se em energia. como tal, podemos explicitar diferentes formas e ver que espaço-tempo-matéria-energia constituem um quarteto da maior importância universal, apenas cedendo lugar à lei da oferta e procura promulgada no Planeta Terra.

ou seja, se a lei da oferta e procura é mais importante que a lei da gravidade, segue-se logicamente que x = B * f é mais importante do que E = m * c^2.
DdAB
p.s.: ilustração daqui, que veio quando pedi precisamenteo que intitula a postagem que iguala o número de postagens feitas no ano passado! é postagem, é bobagem, é pensamento, é anti-matéria..

Nenhum comentário: