17 outubro, 2014

Progresso para a Humanidade: o ebola e a população mundial


Querido diário:

A globalização começou, dizem, no dia 12 de outubro de 1492, com a chegada de Cristóvão Colombo às terras sem nome que passaram a ser chamadas de americanas. Mas hoje ainda tem gente que não entendeu, que pensa que o mundo é um conjunto de figuras planas com cotas elevadíssimas. Explico-me: tem gente que pensa que sua terra, o local onde vive e cercanias é absolutamente isolado de todas as demais terras, que o contrabando não passa de uma a outra, que os próprios micróbios que não conseguem assinar o documento pedindo o passaporte ficam chorando em seu local de origem e não se mudam a plagas que bem entendem/desejam.

Tem gente para tudo, pelo que constatei nestes últimos milhares de anos, ou cinco séculos desde Colombo. E tem gente morrendo por causa do ataque do vírus ebola, principalmente africanos. Mas o mundo globalizado não tem cordão de isolamento para este tipo de ataque. Deu na África Ocidental, dará na Europa, na América, em todo lugar. Basta esperar.

Mas não precisaria esperar. E parece que países candidatos ricos, como a Alemanha, a Espanha e os Estados Unidos já começam a se mobilizar para enfrentar a doença. E por que não o fizeram antes? Porque a ameaça não era tão visível. E agora? Porque há gente chegando a seus territórios. Como proibir o vírus de entrar sem passaporte? Basta impedir estas pessoas de entrar. Mas isto é mais difícil do que estancar a água que corre morro abaixo!

Então podemos aumentar a lista de tarefas que requerem a consagração do governo mundial:

.a. tráfico de armas
.b. tráfico de gente
.c. tráfico de dinheiro
.d. controle da poluição ambiental
.e. tráfico de doenças.

No livro 1491, ou seja, um ano antes da chegada de Colombo, fala-se na globalização das doenças ocorrendo já por aquela época. E por que falo que o ebola representa um progresso para a humanidade? Não era bem isto... Mas é claro que ele, com sua espantosa letalidade, leva mesmo os mais empedernidos reacionários a pensarem um pouco nas coletividades mundiais, nos desvalidos. Em resumo, outra força de enorme poder letal torna-se aliada do progresso da humanidade.

DdAB
Imagem daqui. Claro que aquelas mãos das minorias brancas serão substituídas permanentemente ou em rodízios...
P.S. Sempre digo que o governo mundial surgirá ainda no século XXI exalando sangue, suor e lágrimas por todos os poros. E que quero dizer com esta postagem? Que tragédias como Chernobil, o ebola, o estado islâmico forçam a consciência da necessidade do governo mundial!

Nenhum comentário: