02 outubro, 2014

A Desigualdade na Distribuição de... Cavalos


Querido diário:

Li no "Segundo Caderno" de Zero Hora de hoje na coluna "Rede Social" assinada por Fernanda Pandolfi (fernanda.pandolfi@zerohora.com.br) com o título de "A GALOPE":

Karina Johanpeter gosta de dizer que monta a cavalo "desde que se conhece por gente". A amazona radicada na Alemanha está em Porto Alegre para saltar hoje e amanhã no The Best Jump (CSIO4*-W), na Sociedade Hípica Porto Alegrense. Filha de Jorge Gerdau, presidente de honra do campeonato, Karina ajuda nos bastidores do evento: ela é quem faz o contato com os cavaleiros europeus para participarem.
-No início, era difícil porque eles não sabiam muito bem o que iriam encontrar aqui. Mas, quando vieram, perceberam que tinha estrutura - conta ela.
   Desta vez, os cavalos de Karina ficaram na Europa, sendo preparados para a final da CSIO5*W de Furusiyya, em Barcelona. A gaúcha faz parte da equipe brasileira que compete na Espanha.

Acompanha esta notícia, cheia de negritos, uma lindíssima foto da amazona e sua montaria. O valor adicionado tem três óticas de cálculo (produto, renda e despesa). Os cavalos da belezura/Karina, sendo brasileiros, mas residentes na Alemanha, se forem considerados agentes econômicos, importam bens e serviços daquele exemplar, rico e igualitário país (1) numa quantia que presumo seja bem maior do que as absorvidas pelo cavalo de competição médio brasileiro, para não falar nos meninos de rua e outros agentes sociais de relevo e vinculados ao futuro da pátria!

Imagino o gasto em calefação para a tropa (li em outro momento que a garota possuía seis espécimes, o que a coloca em posição de superioridade com relação ao Planeta 23, despido de posses deste tipo de agente econômico irracional) durante o inverno, os carpetes e os castiçais. E imagino o que se a memória resgata era o ideal de Wendy ou da Fada Sininho lá do Peter Pan descrito por Monteiro Lobato, seu desejo de estabilidade existencial:

Uma casinha quero ter
Que menor não haja no mundo
Terreno bem limpo na frente
Jardim de mil flores no fundo.

E será que, no caso da tropilha de Karina Johanpeter, os tais jardins e terreiros seriam usado para as saladas dos equinos?

DdAB
(1) O PIB per capita da Alemanha é de US$ 41.2 mil e Gini de 0,29, por contraste aos US$ 12.5 mil e G = 0,52 brasileiros, de acordo com a Wikipedia em inglês). E este vetor para os Estados Unidos é [55,000 0,37]. Os gastos dos brasileiros (cavalos, políticos, o que seja) no exterior são considerados importações do Brasil.

Imagem: daqui. Foi a primeira imagem que apareceu quando coloquei no motor de busca todo o versinho. E nada houve de texto, ou seja, o Planeta 23, ainda que pedestre, lançou para o cyberespaço esta maravilhosa noção de modéstia. E mais, parece aculturada, pois no Brasil os jardins é que estão na frente dos estábulos, digo, das casas, ao passo que os terrenos bem limpos encontram-se nos fundos, se é que é. É um nada a ver este negócio oriental de gente e carros com cavalos? Claro que não: o dualismo gritante, como tal, gritado pela foto é assemelhado a esse do Brasil da distribuição assimétrica de cavalos e consumo per capita.

Nenhum comentário: