14 maio, 2012

Equilíbrio Precário, Preclaro, Preconceito

Querido blog:
Já estamos na segunda-feira, superando a postagem um tanto malhadinha de ontem. Não vou alongar-me, de qualquer jeito. É que tem um caderno especial na Zero Hora de hoje sobre um longo e elogiável ciclo de conferências que rola em Porto Alegre há anos. Alguns jornalistas têm artigo de canto sobre suas áreas. A chefa da seção de economia, jorn. Maria Isabel Hammes, fala sobre Amartya Sen, numa coluna intitulada "Ponto de Equilíbrio":


[ele] é capaz de dar um nó nas visões tanto da esquerda quanto da direita por mais fora de moda que essas correntes possam parecer a esta altura do campeonato globalizado. É capaz de muito mais, claro - até de ir além em busca de um mundo mais justo. [Ele] é partidário de um modelo híbrido para se obter desenvolvimento mais harmÔnico e rápido das populações mais pobres do mundo.

Então garrei de pensar: tudo bem certinho. Exceto esse negócio de que a diferença entre direita e esquerda está fora de moda. Qual a prova? É impossível construir modelo híbrido sobre um cadáver. Logo, se o modelo híbrido ainda tem partidários é porque estes desejam afastar-se dos extremos. Ergo, há pelo menos dois extremos, não é mesmo?

Agora me diz: este negócio do quarto parágrafo lá dela é esquerda ou direita?

[...] o Estado fica encarregado de serviços essenciais, como saúde e educação, e a livre iniciativa se responsabiliza pelas empresas, empregos e inovação."

Empregos?, pensei cá comigo. Não era o emprego que era inimigo da produtividade? E não era na corrida em busca da produtividade que víamos a grande virtude do capitalismo?
DdAB
p.s.: eu, que sou da esquerda, apoio os extremos, como o desta imagem do maravilhoso blog. Quer emprego no escritório? Vote na direita. Quer ócio criativo? Vote na esquerda. Quer virar tudo de trás para frente, enfrente aquela cabeça lá do outro lado. Quer pavimentar o caminho da esquerda? Apoie as reformas democráticas que conduzem ao socialismo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ué, virastes rinoceronte ou sempre fostes um? Ou foi um post de retratação? Entendo, num país governado por medíocres com toda pompa e circunstância é difícil não capitular...

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

oi, Anônimo:
talvez devamos começar a conceituar 'rinoceronte'. sobre minha inserção na esquerda refinada, dá uma olhadinha nesta velha postagem:
http://19duilio47.blogspot.com.br/2009/12/fetichismo-do-fetichismo-mercadoria-e.html
DdAB
p.s.: talvez fosse melhor eu dizer apenas que sou igualitarista, mas sou muito teimoso para deixar de declarar-me esquerdista.

Anônimo disse...

Uma introdução ao conceito de "rinoceronte":
http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/rinoceronte-643103.shtml