08 fevereiro, 2009

Maceió e Theil

Querido Blog:
Estou sutilmente atrás do mar que acima vemos. Vemos cena de Maceió, a brava capital das bravas Alagoas, não sei a razão do plural. Sabe-lo-á o Capitão Marvel, ou o próprio Professor Miranda. O Sr. Images deu-ma (a imagem paradisíaca) quando pedi "maceió" e "desigualdade". Por que pedi isto? Por que epigrafei com "Maceió e Theil"? Porque estou revisando pela milhonésima vez os escritos que fiz para o capítulo 17 do eletrizante livro "Lições de Contabilidade Social", que espero ver editado ainda nesta encarnação. Por que postei como "Vida_Pessoal"? Porque é um desabafo, já que - diferentemente do combativo capitão a que me refiro acima, you know what i mean- não consigo entender adequadamente os dois índices de Theil, o T e o L. Parece que eu entendera o contrário de Rodolfo Hoffmann sobre quem "enfatiza" a desigualdade entre os ricos e a entre os pobres.
Por falar em desigualdade, também procede do Mr. Images a fotografia que abaixo vemos, precisamente na busca de "maceió" e "desigualdade". Nada direi sobre as mãos-na-cabeça da senhora adulta, se assim bem adivinho. Das crianças, depois de chorar as misérias do mundo, digo apenas que elas jamais saberão o que é Theil-T ou Theil-L, nem esta questão do viés implícito em cada um deles, dada a origem de ambos num índice geral derivado da forma que Claude Shannon divisou para medir a entropia, entendida esta como redundância no conteúdo informativo de uma mensagem.
O mundo não pode prosseguir assim: famílias mergulhadas na mais extravagante bonança, contrapondo-se a outras que não conseguem cessar de embasbacar-se frente a um prato de comida.
DdAB
peesse: não sei se é amargor, mas sigo pensando no maior silogismo desde Aristóteles:
M - todo político é ladrão
m - ora, todo ladrão é político
C - logo todo político e todo ladrão são farinha do mesmo saco.

2 comentários:

Anônimo disse...

A primeira imagem eh show, a segunda nadaaa..

Não concordo com as afirmações taxativas, mas enfim...

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Aê, Daniel!
Meu radicalismo é pura fachada. No fundo, sou um contemporizador que gostaria apenas de ver barrigas cheias... Peço que sigas vigilante!
DdAB