16 novembro, 2011

Entropia se escreve com minuscula?

querido diário:
parece que as três leis da termodinâmica foram recebidas com razoável grau de ceticismo por parte de diferentes comunidades terráqueas. a própria ideia de lei já deixa muita gente de cabelo em pé: "como é que pode haver regularidade no que quer que seja, se meu orçamento vive oscilando entre o nulo, o vermelho e o medíocre"? eu sempre penso: usando o crédito, sempre seremos credores: entropia é uma questão de acerto com os políticos, que nunca vivem devendo, a não ser para salvar as aparências de que estão montando patrimônios invejáveis a serem deixados para os pósteros e até ânteros (como tenho ouvido crescentemente dizer que tem acontecido com as altas patentes da administração pública brasileira).

pois bem: um ovo é um sistema. um ovo quebrado pode manter-se na condição de um sistema parecido com o original, mas perde algumas propriedades, como a de -se for o caso- gerar galos, galinhas, marrecos, cisnes, dinossauros. mas imaginemos que o conteúdo informacional aquele ovo que se foi ao chão, esborrachando-se, era de duas informações: clara e gema. depois de cair ao chão, um cachorro lambeu tudo, refestelou-se, mas deixou um segmento de mistura indissociável entre clara e gema. nesta mistura indissociável, por conter um conteúdo informacional menor do que o anterior (gemada não é ovo + clara, não é mesmo?), passou a ter maior entropia.


por isto disse-me, sem peias um menino de rua: a economia é a base da porcariae a entropia é fria.

DdAB

2 comentários:

Bípede_Pensante disse...

Eu sabia que você sabia o que era entropia.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

é, B.P., mas e aquela mistura do óleo de oliva e do vinagre de álcool? se medirmos a entropia dos dois separados como 100 e os misturarmos, digamos que ela cresce para 110. e depois, se naturamente a mistura se desfizer e tivermos, num hemisfério azeite e, no outro, vinagre, a entropia terá caído novamente para 100?
DdAB