10 julho, 2010

Longevidade Aritmética

querido blog:
quando eu nasci, um anjo torto, digo, uma cigana (ou astróloga, não vi, eu não abrira os olhos, se é que já o fiz) disse que eu viveria 90% de minha vida no Rio Grande do Sul. isto significa aritmeticamente que viverei pelo menos 150 anos. sua predição foi saudada com otimismo, pois já aos 19 dias de idade, fiz minha primeira viagem. ainda que não fosse "do Rio Grande", era do Rio e para o Rio Grande. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul.

se posso calcular adequadamente:
1956-59 : Campo Grande :: quatro anos
1977-78 : Brighton :: um ano
1980-81 : Florianópolis :: um ano
1989-92 : Oxford :: quatro anos
1995-98 : Florianópolis :: três anos
2006-07 : Berlim :: um ano
2010 : Pescara (e outras localidades intercaladas entre 1994 e ontem) :: um ano.

em outras palavras: 4+1+1+4+3+1+1=15. se 15 é 10% então 100% é 150, não é isto? com isto, somos forçados a concluir que praticamente serei testemunha ocular das comemorações do 100o. aniversário de Nina.
DdAB
captura da imagem: bastou eu procurar "longevidade aritmética" que pintou este relógio simpaticíssimo. http://img249.imageshack.us/i/relogionerd.jpg/.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hahaha


Não queria viver tanto tempo assim.

Mas queria ter vivido em tantos lugares, deve ser o máximo.

Abraços

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

é verdade, Daniel! sonhei muito com o projeto de ser um viajante. quando jovem, li o "Gato Preto em Campo de Neve", de Érico Veríssimo. ele visitou ambientes nos USA repletos de estudantes estrangeiros. pensei que poderia ser um deles. embora nunca tenha morado lá (mas passei um mês em San Francisco e outro em New York, apenas), a ideia de ser "um cidadão do mundo sempre me atraiu". o fato de ter podido fazer isto como professor foi, talvez, um dos benefícios laterais da carreira que mais apreciei.
DdAB