28 julho, 2014

Gama, Gancho e Garça


Querido diário:
Disse-me a profa. Paula de Paris que, mesmo em casa, sem aparelhos (exceto o próprio chão, uma mesa ou cadeira e um rodapé), podemos fazer alongamentos [gama, gancho e garça] para pernas e pés. Eu acreditei, fi-los (fi-los, meu deus?) e sinto-me estonteantemente melhor!

Adendo:
Mal postei esta notinha, milhares de pessoas telefonaram-me indagando as coordenadas da espetacular professora. Ela coordena um studio de pilates:

Profa. Paula de Paris
Health pilates
Rua Alegrete, 460 :: telefone 51+9144.9146
Petrópolis PORTO ALEGRE

Quem mora perto nem precisa preocupar-se com o ônibus. Quem mora longe dispõe de dezenas de meios de transporte para chegar, esticar e voltar.


Adendo complementar
E mal escrevi isto, foi-me solicitado dizer a origem dos três exercícios de alongamento
.a. gama: as pernas do rapaz formam uma letra gama (do alfabeto grego) maiúscula
.b. gancho: no tempo em que se faziam anzóis com alfinetes, o exercício incitando o pé a fazer um ângulo de cerca de 30 graus (de ângulo) com a perna, ficava claro o que era um gancho
.c. garça: tá na cara que foi inspirado nas garças que o homem primitivo criou este alongamento para a panturrilha.

DdAB
P.S.: taqui a letra gama maiúscula: Γ. E aqui a minúscula γ.

Nenhum comentário: