04 julho, 2014

A Copa do Mundo e o Chororô


Querido diário:

Hoje entrou na moda chorar de nervoso. Hoje, digo, ontem, ante-ontem. Hoje teremos mais um jogo da seleção de futebol do Brasil. Talvez haja choro e talvez sejamos nós e não os jogadores (ou todos) a fazê-lo. Podemos perder o jogo para a seleção de futebol da Colômbia. Nos pênaltis, numa bobeira de nossa defesa, num cochilo de nossos atacantes. Jogará Fred? Já falei que, em minha opinião, houve 10, pelo menos, nomes convocados erroneamente na atual seleção de futebol do Brasil. E minha opinião é abalizada, pois representa a média de incontáveis (n grande prá burro) referências que tenho lido afanosamente sobre a seleção.

Agora tenho a comentar a performance, as artes performativas, em tradução apressada do inglês. Fico imaginando um violinista que se estressa por estar tocando, digamos, no Maracanã dos velhos tempos, na preliminar de um Fla-Flu, para 198.891 torcedores. Já imaginou se, nos aplausos do primeiro movimento, ele começa a chorar e troca o violino por uma tuba e começa a tocar a velha canção carnavalesca "Tem Gato na Tuba" e dela sai mesmo um escabriado gato?

Qual é mesmo a maldição que pesa sobre os jogadores de futebol que não incide sobre o violinista? E sobre tenistas, jogadores de vôlei, basquete, criquete, e tudo o mais? Creio que é apenas o fato de que ganham incontáveis vezes mais renda do que os artistas. E pode chorar? Bem, isto é falta de treino, isto é amadorismo e isto pode estar significando que ganharemos mesmo a taça da XXI Copa do Mundo.


DdAB
Vídeo daqui. É só clicar lá em cima e viajar. O olhar a capacidade performativa da garotinha e seus agudos! Não desafinou nunca. Não ficou nervosa. Parecia um jogador da seleção!

Nenhum comentário: