19 julho, 2014

Jogadores do Tipo "Pombos"


Querido diário:

O que segue não é bem diretamente originário do estonteante livro:

BÊRNI, Duilio de Avila e FERNANDEZ, Brena Paula Magno (2014) Teoria dos jogos; crenças, desejos, escolhas. São Paulo: Saraiva. (aqui)

Mas que segue lá isto segue. Os pombos só são felizes em ambientes percolados por pombos, pois as bicadas e apertões desferidos por falcões são inevitáveis. Mas dois falcões, ao interagirem nas ruas da cidade, provocam raspões, bicadas, agarrões, colisões, suor, lágrimas e sangue. Vida e morte, aleijões e cocatrizes e -quem sabe?- reencarnações...

No acidente ocorrido há tempos envolvendo o homem cego, a mulher bondosa e o motoqueiro tipo falcão, ela testemunhou a má vontade do motoqueiro e, como tal, das autoridades. Que poderia a sociedade fazer com o assassino? Puni-lo, é claro. E com as autoridades cuja omissão leva a este tipo de tragédia? Puni-las, é claro. Em Porto Alegre, as autoridades criaram uma campanha para todos estenderem a mão (como ensinou Cristóvão Buarque em Brasília) e atravessarem em segurança sobre a faixa de segurança. E rapidamente deixaram-na ao olvido, pois cansaram-se de tratar da reeducação da população, zero de campanha, por exemplo, direcionada aos motoristas profissionais (ônibus, táxis e mesmo os moto-boys entregadores de cargas alimentares e medicinais...).

Claramente, reeducação requer incentivos: recompensas e punições. Sem eles, o perigoso jogo de falcão e pombo jamais será deslocado para outro, como o caça ao cervo ou a cooperação inevitável.

DdAB

2 comentários:

Anaximandros disse...

só digo que: uma estratégia dominante é convencer o editor de que a livraria cultura merece, precisa mesmo, da visita do vendedor de livros da editora, de resto seguirei recomendando-o...abraço, s.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Obrigado pela dica, s Anaximandro!
Verei se o esquadrão de vendas do Planeta 23 consegue sensibilizar o tio. Bom dia-do-amigo!
DdAB