06 março, 2012

Tarso e seu Imbroglio com as Professorinhas

querido diário:
a palavra imbroglio não pôde ser colocada em itálico acima. estamos falando do governador do Rio Grande do Sul, o sr. Tarso Genro e das professorinhas da rede estadual de ensino. e da decisão de instâncias superiores a ambos de pagarem às garotas o piso salarial de R$ 1.451 mensais. em minha opinião, professorinha deveria ganhar mais e não menos do que esta cifra. mas fiquemos nela, para iniciar. tenho todas as razões do mundo para entender que a educação é o primeiro componente de uma sociedade digna. aliás, parece que todo mundo tem estas mesmas razões.

ocorre que, por questões de hipocrisia política, apenas a oposição é ágil o suficiente para garantir que esta prioridade se transformaria em dinheiro, caso fosse ela -oposição- e não o outro -situação- a empalmar o poder no dia do discurso. temos visto espantosas trocas de papel nestes 25 anos de redemocratização brasileira e a bola da vez é a situação negar o aumento e a oposição aplaudi-lo. aplaidir, claro, o aumento e não a situação. tenho argumentado que situação e oposição constituem as duas faces do mesmo governo, ou seja, ambos vivem do mesmo orçamento público.

e qual é mesmo o problema que hoje vem à p.33 do jornal Zero Hora? o governo, depois de muito esquentar a mufa, veio a entender o que o Planeta 23 já dissera há dias. fi-lo (filo?) no rodapé da postagem abcz. tornam-se agora mais explícitas as atitudes para acabar com a indexação, coisa que -obviamente- a oposição e os juízes serão contra. uns, por serem do contra e os demais, por serem a favor, né, sabidinhos?

que quererá Tarso? que é decente de ser feito, de mudar a lei? tá na cara que chegou a hora de acabar com a cascata salarial de professores ganhando múltiplos do piso. tá na cara que tem que acabar com a indexação do pagamento dos professores e principalmente com a indexação dos aposentados e de quem mais seja ao salário mínimo.

já andei anunciando que a sociedade ideal terá três remunerações básicas, em ordem decrescente de magnitude monetária:
.a. o salário mínimo,
.b. os proventos da aposentadoria e
.c. a renda básica.
DdAB
imagem: será uma professorinha ensinando o carteado a dois marmanjos? seja o que for, dentro de poucas horas, estarei vendo a exposição de Botero que acaba nos próximos dias na culta Porto Alegre.

Nenhum comentário: