01 outubro, 2009

Cai o Mundo, Viva a Hebiatria

Querido Blog:
Depois da explosiva (assaltante) postagem de ontem, caiu-me nas mãos um programa de TV em que se discutia precisamente a fuga do Oséias, um troço assim. Quatro advogados, se me permitem assim falar, sem liminar. Todos estupefatos com o status quo, as fugas sucessivas, o descaso do governo, ainda que três deles sejam precisamente membros do governo (aqueles dos R$ 27.000). Mas estas inquietantes divagações tiveram ainda mais lúgubres desdobramentos durante minha leitura da Zero Hora de hoje.

Aí eu decidi dedicar-me a incrementar o marcador "Escritos" e busquei amenidades. Encontrei-a na página dos avisos de educação e concursos, um troço assim. Não que fosse direcionado, mas chamou-me a atenção a referência ao Dr. Alberto Scofano Maineri, pediatra e hebiatra. "Hebiatra -pensei cá com meus paralelepípedos- que diabos será isto?" Pulei no Aurelião e nada achei. Pulei no Google 'texts' e achei 14.500 entradas. Vim a descobrir que, se estivessem escrevendo "hebeatra", ainda assim nada encontraria no Aurelião, mas estaria mais endereçado à mitologia grega e o culto à juventude. Hebiatra rima com pediatra. E pediatra rima com "puericultura", nome que era dado aos postos de saúde em que os hebiatras trabalhavam nos anos 1950s em Matto Grosso, na Av. Y-Juca-Pirama, era isto?

Ou seja, a grande questão que envolve todas as demais questões é "quem foi o primeiro vé-i-nho a declarar-se um hebiatra, ou quem foi o primeiro vé-i-nho a declará-lo como tal. Ou qual foi a primeira criança a recusar tratamento a um pediatra e entrar com uma liminar em favor dos hebiatras. Intriguei-me e já respondi: é um modismo, é a cultura do "troca-tudo", que o essencial não vai ser trocado mesmo, pelo menos no curso prazo. Se eu fiquei estupefato ao saber que tenho um número expressivamente grande de grandes amigos que se declaram "nacional-desenvolvimentistas" e ainda mais estupefato ao saber que tem um vé-i-nho destes que é praticante de uma religião cristã, essas coisas, imagina meu grau de estupefação ao descobrir que a novilíngua agora requer, além de rótulas por patelas, omoplatas por escápulas, crápulas por políticos, essas coisas, passou a designar os "pediatras" por "pediatras e hebiatras". Um ganho informacional admirável, especialmente para quem gosta de bebida! Vamos a ela. Só bebendo!
DdAB

4 comentários:

maria da Paz Brasil disse...

Oi, Duilio!

Adorei!!!
É isto. Um grande número de pessoas pensa que basta mudar uma palavra e assim mudou o tempo e o espaço. Os modismos “lingüísticos”são muito chatos. E passam como o vento. Na área de administração isto é coisa do dia-a-dia. Estudei economia primeiro, depois administração. Estranhei muito. Só bebendo mesmo.
MdPB

maria da Paz Brasil disse...

p.s.
Acabei de ver a propaganda do Partido Comunista. Ali é exatamente o oposto: eles não mudam absolutamente nada. Parece uma fotografia - antes da existência do fotoshop.É chocante ver uma representante da UNE, jovem e cheia de vida com um discurso tão obsoleto...Aí tem que cair de tão bêbado...

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

aí, Da Paz!
também adorei o dito e saúdo a possibilidade de expandir a análise para muito além do corpo humano. os modismos que registras na administração, coadjuvados pelos jornalistas-econômicos também convidam à ingestão do álcool etílico. o futebol também mudou: os "laterais" dos tempos em que fui sócio juvenil do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense transformaram-se em "alas", quando tornei-me simpatizante dos dois polos da dupla Gre-Nal. e por aí vai.

mas acho que ainda mais oportuna é tua observação sobre o que não muda nem que o mundo caia sobre os pés das quatro tartarugas. acho que vou beber antes de olhar a TV e a propaganda comunista...
DdAB

maria da Paz Brasil disse...

Oi, Duilio!
Sinceramente, tenho aprendido muito e me divertido tambem com suas postagens e seus comentários. Sua veia humorística é muito saudável.

MdPB