31 janeiro, 2009

Bifurcações Alimônicas

Querido Blog:
Ave, avião ou o super-homem? Endereço:
http://fractalontology.files.wordpress.com/2008/05/will-godfrey.jpg,
o que já dá um traile -como diz o Sr. Gaúcho da Fronteira- sobre a resposta. Aparentemente é o super-homem, aquele que inventou o caos determinístico, ou melhor, você entendeu. O caos determinístico sempre existiu, é necessário. Contingente é nossa captura das leis que permitem que nossas mentes o cerquem.
Por outro lado, que seriam bifurcações alimônicas? Nada mais simples. O Sr. Mendigo -de quem temos ouvido falar, por ocupar diversas posições no imaginário da Editora GangeS- é um beggar, como diz Willie Nelson, garra -como diz himself- alimônias e as gasta em bebida, pois -diz ele- "prefiro tragá-la a vê-la transida...". O substantivo mendigante "alimônia" talvez não conste do Aurelião Eletrônico -não vou checar-, mas vejamos o que diz o Mr. Webster em papel. Manda direto para o latim: alimonia, que vem de alere, to nourish, nutrir. Caramba, alimônia lembra alimento, só pode ter em português também.
Em espanhol, temos no dicionário de papel:
LIMOSNA f. (lat. eleemosyna) . Lo que se da a un pobre gratuitamente y por caridad; pedir limosna, vivir de limosna. IDEAS AFINES. Pobreza, miseria, apuro, necessidade, mendigo, pobre, pordiosero, indigente, necessitado; caridad, benéfico, caritativo, limosnero; asistencia, beneficencia, auxilio, socorro; hospicio, asilo, orfanatorio, misericordia, fraternidad, filantropia.
Ok, então que temos a ver com "bifurcação", além da maravilhosa figura caótica? Muito simples. Terei ouvido o Sr. Mendigo dizer:
"Caro Prof. Duilio: Rigorosamente pensando, não devemos dizer que, por exemplo, a célula se divide, bifurcou. Ao contrário, em resposta a essa e outras bifurcações é que herdamos a capacidade de pensar. Não nos é concebível um universo sem bifurcações físicas, ou matemáticas, mas o que devemos entender é que, ao contrário, as bifurcações é que geraram o universo como o entendemos hoje em dia e -como tal- a elas próprias.
"Somos conscientes da existência do universo exclusivamente porque ele nos fez conscientes. Se somos, como entendo há alguns anos, resultantes do macro vetor espaço-tempo-matéria-energia (ou de dimensões superiores), então é-nos concebível outro tipo de conceptualização baseada em categorias impensáveis, ou pensáveis apenas por meio da abstração matemática."
Pensei cá comigo: "Este Mendigo ainda vai criar confusão!"
DdAB

4 comentários:

Alessandro Darabas disse...

Mr. Berni: estou longe de entender o que seja essa fractalontology de que o Sr, fala - mas adorei a ilustração! Gostaria de usá-la como estamparia de tecido para minha próxima coleção (primavera 2009)- sabe me dizer como isso seria possível? Por favor, responda a
oficinadeproducao@gmail.com
Agradecido,

Alessandro Darabas, estilista.

Alessandro Darabas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Que aula em senhor?
hahahaha
muito boa

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Ai, Daniel:
Daqui a pouco vou postar um troço pensando que te ajudo na viagem sobre a relevância dos conceitos de oferta e demanda. Muito penso, há anos, a respeito e tenho-me inclinado por ficar do lado dos equilibristas. N.B.: grato pelo comentário.
DdAB