16 março, 2020

O Movimento do Corona Vírus


Escrevi no Facebook:

Vi há pouco aqui mesmo no Facebook uma pessoa dizendo que o verdadeiro problema do Brasil - corrupção, tráfico de influência, autoritarismo, censura à imprensa - é tudo culpa do PT. E que a ameaça do corona vírus é menor que essa bandalheira toda. Meu argumento é que o principal problema do corona vírus é sua capacidade de contágio.

Em meu (e de Brena Fernandez) livro de teoria dos jogos, quem o tem pode olhar a página 212 com a figura "População cooperadora invadida por predadores." Um bondoso que interage com um malvadeza vira malvadeza e todos seus contatos sucessivos contagiam com o mal os bondosos.

E aqui temos a visão dinâmica do processo: uma pessoa portando o vírus corona, ao interagir com uma sadia, passa-lhe o vírus. É o Washington Post:


E dei este link que, infelizmente, não será eterno, mas durante este período crítico estou certo de que ajudará quem pensa que estamos frente a uma situação de risco médio ou alto, mas não vê que é altíssimo:

https://www.washingtonpost.com/graphics/2020/world/corona-simulator/

E aí vieram comentários:
abcz
Nadia Bogoni Querido Professor Duilio De Avila Berni....às vezes penso que já vi todos os absurdos. Mas não, tenho que ser testada todos os dias! O cérebro dessa criatura também é culpa do PT????
4
  • Nadia Bogoni Eitaaaaa que ando sem paciência para pangaré 🙈
    4
  • Duilio De Avila Berni Parece estar ficando claro que, entre aqueles 57 milhões que votaram no Bolsonaro, havia uma divisão que se torna patente quando vemos como eles reagem a esta ameaça à saúde pública.
    Para aquela negadinha, como a velha Tatcher, não existe comunidade, apenas indivíduos.
    2
  • Nadia Bogoni Duilio De Avila Berni perfeito como sempre Divo Duílio
    1
  • Duilio De Avila Berni Agora tá ficando claro para quem tem olhos que aquelas balelas de estado mínimo são um viés ideológico que não ajuda a humanidade a progredir. Mercado-estado-comunidade terão tamanhos diferentes em diferentes circunstâncias históricas e de desenvolvimento de um país. A triste 'verità' é que mercados falham (tipo poder de monopólio), o estado falha (tipo logrolling) e a comunidade falha (tipo linchamento).
    Por fim, considerando a situação do Chile e a situação do corona vírus, entendo ter chegado a hora de sepultar esse discurso anti-social-democrata de vez.
    4
  • Nadia Bogoni Duilio De Avila Berni perdemos de vez pra estupidez?????? E a bonecada querendo trazer os cubanos de volta...ahhhh e vão, certamente, precisar do SUS. Que é isso??????
    1
  • A imagem pode conter: texto
    1
Silvio Cezar Arend o meu livro é o de 2004, da Reichmann e Affonso... tenho que comprar este outro... rsrs
2
  • Duilio De Avila Berni Obrigado, querido Silvio. Faço questão de te enviar uma cópia autografada (o que dificulta a venda de segunda mão, hahaha). Peço uns dias para meter a mão no "teu" exemplar: o corona vírus me tirou da rua...
    1
  • Nadia Bogoni Duilio De Avila Berni
    Professor olha só que legal isso que recebi...: “E as pessoas ficaram em casa. E leram livros, ouviram, descansaram, se exercitaram, fizeram arte, jogaram jogos, aprenderam novas maneiras de existirem e ficaram paradas. E então o
    uviram mais profundamente. Alguns meditavam, outros rezavam, já outros dançavam. Alguns encontraram as suas próprias sombras. E o povo começou a pensar de maneira diferente.

    O povo foi curado. E, na ausência de pessoas vivendo na ignorância, perigosas, com a mente e o coração fechados, a Terra começou a se curar.

    E, quando o perigo passou, as pessoas se uniram novamente, sofreram com as suas perdas, fizeram novas escolhas, sonharam novas imagens e criaram novas maneiras de se viver e curar a terra completamente, como haviam sido curadas”. ~ Kitty O Meara
    1
  • Duilio De Avila Berni Nadia Bogoni Na madrugada, sono perdido, leio esta maravilhosa mensagem e reafirmo minha crença (iluminista) de crença no progresso e na racionalidade. E antes ia falar, achando ter tudo a ver, que "havia gente demais". Em boa medida, nesta questão, sou neo-malthusiano: com a tecnologia hoje existente, não se pode ter qualidade de vida com tanta gente. Prezo o conceito de "capacidade de carga do planeta". Mas a solução que vejo como democrática é dar aos pobres condições para ter o mesmo número de filhos que os ricos, nomeadamente, torná-los também ricos. Mas nem precisa serem tão ricos assim: basta pagar-lhes uma renda básica da cidadania que vão acabar-se tanto as migrações quanto a procriação irracional.
abcz
DdAB
Na imagem lá do início, vemos um abobado sendo seguido por milhares de abobados.

Nenhum comentário: