20 março, 2020

O Peido e o Futuro do Planeta


Aparentemente perdi a vergonha de usar "nomes feios" nas redes sociais. Mas agora falo apenas o chulo nome que designa traques, puns, flatos ou meteorismo. Tanto sinônimo... Pois vou fazer uns cálculos que podem ter impacto sobre o futuro do planeta. Já me ouviram falar que "havia gente de mais"? Pois falei aqui (https://19duilio47.blogspot.com/2014/08/o-problema-humano-muita-gente.html):

Pois então há hoje sete bilhões de habitantes na "Espaçonave Terra".

E li na Superinteressante (referência volatilizou-se...) que cada ser humano produz, em média, 22 flatos por dia. 22 flatos por dia, um monte, um balão enorme, enquanto aquele "cheirinho" não esquenta. Ora,

7.000.000.000 habitantes x 22 traques por habitante por dia
= 154 bilhões de traques por dia

têm uma desagradável influência sobre a camada de ozônio. Olha o que disse a Wikipedia sobre o flato:

Este é um gás facilmente inflamável, incolor e contribui 21 vezes mais do que o dióxido de carbono para o efeito estufa.

Há ou não há gente demais? O que segue está escrito no Facebook e na postagem de 16 de março de 2020:

"Em boa medida, nesta questão, sou neo-malthusiano: com a tecnologia hoje existente, não se pode ter qualidade de vida com tanta gente. Prezo o conceito de "capacidade de carga do planeta". Mas a solução que vejo como democrática é dar aos pobres condições para ter o mesmo número de filhos que os ricos, nomeadamente, torná-los também ricos. Mas nem precisa serem tão ricos assim: basta pagar-lhes uma renda básica da cidadania que vão acabar-se tanto as migrações quanto a procriação irracional."

Agora cá entre nós, pensar em educação, saúde, segurança e saneamento para esses mais de sete bilhões, em tempos de revoltas chilenas e o novo corona vírus ambulante é o maior breve já produzido contra o neo-liberalismo. Renda básica universal, universalização da saúde (o SUS no Brasil é exemplo raro, ainda que os neo-liberais estivessem desesperados para acabar com ele), dos esgotos (serviços industriais de utilidade pública) e das cadeias (inclusive para juízes e políticos ladrões) é uma necessidade vital. E eu espero que os povos do planeta consigam entender que precisam transformar sua insatisfação em partidos que defendem este tipo de plataforma.

Sou metamorfósico ambulante, pois aqui reproduzi minha fé na impossibilidade de crescimento econômico ilimitado com a tecnologia existente. Ou troca-se o planeta ou desenvolve-se a tecnologia. Ou seja, um iluminista blogueiro. Por contraste entre neo-malthusiano e iluminista, vou levando a vida que estou escolhendo.

DdAB
A imagem não é o que você está pensando... É de um "aglomerado estelar", que assumirá, penso, o formato de um coração estilizado.

Nenhum comentário: