08 dezembro, 2014

Chimpanzé Carregando Passarinho de Volta ao Ninho

Chimpanzé Dando de Mamar a Passarinho no Alto da Árvore
Chimpanzé Carregando Passarinho para o Ninho no Alto da Árvore

Querido blog:
Bem, parece que é exagero, não se trata de passarinhos. E de onde vêm os passarinhos? No outro dia, fui informado que, em um livro de de Waal, vê-se a foto de um chimpanzé carregando um passarinho de volta ao ninho de onde o infortúnio o projetara. Dei umas olhadas na internet e nada achei. Mas tinha as legendas prontas (rsrsrsrs) e não resisti.

E quando falei isto? Pelo menos na grande noite de 27/nov/2014 -quinta-feira recém ida do mês ido- quando discuti com advogados, psicólogos e outros profissionais associados à mediação de conflitos. E, naturalmente, outra gente, uma boa meia centena.

Essencialmente o que falei foi a adaptação do que poderíamos chamar de minha aula magna de um curso de nível avançado de microeconomia. Pelo lado da teoria da escolha social, eu problematizava a motivação das ações humanas: altruísmo ou egoísmo. E, naqueles ambientes, cheguei à conclusão de que dois terços das ações humanas são altruísticas e apenas um terço é que se determina pelo egoísmo. Se parar de beber, talvez um dia publique aquelas notas, ligeiramente expandidas, num livreco com um título do tipo "Ensaios sobre Dilemas Humanos".

E que disseram? Disseram que o tema da teoria dos jogos é interessante e dizem querer saber mais a respeito. Eu, claro, falava do livro que fiz em coautoria com Brena Fernandez (aqui). E que mais posso dizer? Que é um recorte de bom-tom para o Natal/2014 que este livro seja dado de presente a amigos, amigos secretos e até inimigos!

DdAB
Imagem daqui. E daqui.

Nenhum comentário: