05 fevereiro, 2012

Segredo: a lei da oferta e procura segue em ação

querido blog:
nas frases da semana de meu jornal de domingo, vi uma que acabou por deixar-me de cabelo em pé (é isto?). o sr. Luis Henrique Lindenmayer, leitor, de acordo com o jornalista que as seleciona, disse: "Se eu ganhar a sacola do supermercado, ela polui, mas se eu pagar por ela, não polui."

seguindo cidades mais evoluídas, Porto Alegre está tentando reduzir o consumo de sacolas de plástico de supermercado. elas têm sido distribuídas gratuitamente e alguns querem cobrar. querem usar o mecanismo de preços para racionar o consumo. nada de errado com isto.

ao contrário, tem uma turma que pensa que a lei da oferta e procura não é algo sério, como o é a lei da gravidade. costumo dizer que a primeira permite a existência da indústira de transportes aéreos, enquanto que a segunda não consegue fazer mais do que jogar água morro abaixo. obviamente, colocar um preço na sacola do supermercado vai reduzir-lhe o consumo! mesmo que seja um preço simbólico. na verdade, eu diria que a função demanda por sacolas é algo do tipo: a quantidade demandada é função do preço, da renda dos consumidores, de seus hábitos, gostos e preferências e mais um vetor conveniente capturando tudo o mais que podemos manter constantes, enquanto pensamos nestas questões (preço próprio, preço relativo, rendas e hábitos). se o preço da sacola é baixo, haverá mais consumo de sacolas. e, claro, uma campanha publicidade pode deslocar para a esquerda a curva de demanda por sacolas, mesmo com o preço nulo ou baixo...

do mesmo local, minha frase da semana retirada do mesmo local (p.20) foi: "Meu dragão reagiu. Vomitei fogo.". Rita Lee, cantora, ao explicar por que criticou policiais que revistavam participantes de um show em Aracaju, onde foi presa por desacato. eu vira na televisão: era batida contra os portadores de baseados. e voltei a pensar na turba que deseja revogar a lei da oferta e procura. enquanto não houver pensamento econômico contribuindo para a discussão do consumo de drogas, este apenas fará aumentar.
DdAB
imagem: daqui. "avião antigo de combate a incêndios". ainda bem que não é combate a humanos. mas a guerra também tem muito a ver com a lei da gravidade e com a lei da oferta e procura.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Duilio, quando digo que há formas inteligente de protestar eu me refiro também ao caso da famosa cantora.

Pode até ser que a polícia brasileira ainda reflete o padrão da ditadura e tantos outros problemas, mas devemos lembrar quem está por trás da farda.

Desacatar quem está trabalhando, quem saiu de suas casas e largou família e amigos para cuidar de baderneiros não é digno de alguém com intelegência.

Aliás o fato só chamou a atenção de que a mesma justiça corrupta que Lee criticou, livrou sua cara por conta de sua fama.

Abraços

Bípede_Pensante disse...

Oi Duilio,

sabe que esse negócio de pagar pelas sacolinhas dá pano para mangas, né? Esse teu post me fez pensar em duas coisas:
1. nos idos de 1993, quando fui morar na Alemanha, lá já cobravam pelas sacolas plásticas nos supermercados e todo mundo trazia de casa a sua saloca reciclável (inclusive eu, que aprendi bem rapidinho a fazer igual...) Isso significa que estamos pelo menos duas décadas atrasados em relação à Europa no que toca essa preocupação com a poluição, e
2. esse Sr. Luis Henrique me pareceu um pouco naive. Nós nunca ganhamos as sacolinhas. Afinal de contas, capitalistas não estão aí para fazer caridade para ninguém, não é mesmo? A diferença agora será que o preço será somado na compra e poderemos vê-lo, o que de fato causa uma aversão enorme... Efeito psicológico?

Abs,
Brena.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

é, caros blogueiros. ambos tangenciam teclas sensíveis. e valorizam minha postagem, que deu implicações que nem imaginei. parece óbvio que a Ritinha estava dizendo mais do que as palavras expressam, pois -afinal-era sua despedida. e alguém deveria pagar a conta. de modo análogo, eu nem pensara neste ponto de que alguém terá pago por todas as sacolas distribuídas pelo planeta ao longo dos últimos 10 mil anos. não existe lanche grátis. os "princípios da aritmética econômica" são mais adstringentes do que ameixa verde.
DdAB