16 fevereiro, 2012

O PMDB Gaúcho

queridos blogueiros:
na p.16 de Zero Hora de hoje, diz-se que o deputado Osmar ("Mete Viciado em Crack na Cadeia Compulsoriamente") Terra lançou a candidatura do sei-lá-se-deputado-vereador-ou-o-quê Ibsen Pinheiro para prefeito de Porto Alegre. a situação é a seguinte. além de este Osmar Terra ser o velhinho desta iniciativa de internar a negadinha contra a vontade (eu mesmo fico pensando que poderiam acusar-me de usuário da droga e encaçapar-me, por engano, no Presídio Feminino Madre Pelletier), Ibsen Pinheiro foi presidente da câmara dos deputados e, de lá, foi cassado por seus pares, ao investigaram "irregularidades no orçamento da união".

então esta é a dupla. o indicador "declarando-se porta-voz de Ibsen" e o indicado. qual é a questão, se alguém da Látvia me lê? há três anos, o ex-senador José Fogaça (PMDB) -depois de muito vacilar- elegeu-se prefeito de Porto Alegre. depois de muito vacilar, aceitou ser candidato de seu partido ao governo do estado. perdeu a eleição e, naturalmente, já perdera a prefeitura meses antes. seu vice-prefeito, José Fortunatti (PDT) alçou-se ao posto. em outras palavras, naquela eleição para prefeito, houve uma aliança PMDB-PDT.

estes dois partidos fazem parte da coalizão partidária que controla a república e, com ela, sua presidenta, a economista Dilma Rouseff. mas bem sabemos que o equilíbrio é instável, dada a condição de "agatunados" de milhares de políticos integrantes destas duas siglas (e, lamento digitar, de todos os demais). não podemos dizer que estes partidos são religiosamente da direita, mas que parecem, lá -permito-me avaliar- parecem!

no Rio Grande do Sul a tragédia é -fogem-me os termos- mais trágica. aqui o PMDB pensa que nada mudou no Brasil. ele, que iniciou com uma linhagem de esquerda, fez tantas e tão divertidas que passou a ser avaliado por mim como "oportunista de direita". seu futuro está nas mãos de intelectuais do porte de Daniel Kieling, presidente da juventude estaduaol: "Como vou votar num prefeito que vai apoiar Tarso? Queremos um compromisso público de que o PDT de Porto Alegre não estará com o Tarso", isto é, Fortunatti, alegadamente. Tarso Genro (PT), para quem chegou tarde, é o governador do estado.

temos como candidatos ou tentativas: Manuela Dávila (PCdoB), José Fortunatti (PDT), Adão Vilaverde (PT) e, talvez, Ibsen Pinheiro (PMDB). estou apostando que vencerá o PDT, com maiores ou menores coalizões. na linha das perguntas retóricas iniciadas por Kieling, eu me pergunto: como é que, sóbrio, eu vou apoiar alguém? só bebendo!

DdAB
na imagem acima, Henrik Ibsen himself, que, acabo de saber, era norueguês.

Nenhum comentário: