12 fevereiro, 2012

Adendo a Joan Robinson via Andrew Glyn

querido blog:
todos sabemos que a famosa Mrs. Robinson foi figura florescente na ciência econômica dos anos 1930 aos 1970? (quer algo mais técnico? olhe aqui.) e que Andrew Glyn foi meu amado orientador do doutorado, na aprazível cidade de Oxford e sua vetusta universidade? e que há uma conjunção entre eles, talvez dezenas delas, localizada à p.129 do livro de Andrew intitulado "Capitalism Unleashed; finance, globalization, and welfare", Oxford University Press: 2006.

como epígrafe do capítulo "Growth and Stability", ele cita ela:

"Even if the crises that are looming up are overcome and a new run of prosperity lies ahead, deeper problems will still remain. Modern capitalism has no purpose, except to keep the show going."

que traduzo como:

"Mesmo se as crises que estão se avultando forem superadas e uma nova fase de prosperidade pode ser vislumbrada mais à frente, problemas ainda mais profundos permanecerão. O capitalismo moderno não tem outro propósito que o de manter o show ativo, e expandindo sua escala de reprodução e, ao mudar a escala, mudar suas próprias condições de reprodução.

epa, epa, cadê os parênteses do final da citação? parece que acrescentei um pensamento profundíssimo que me assaltou, quando li o livro pela primeira vez, ou seja, antes ou durante o dia 25/nov/2006. Andrew ainda estava vivo e feliz, mas não tinha mais que 13 meses de vida, e ninguém sabia mais nada. não digo que eu seja mais sabidinho do que os dois grandes autores britânicos. o fato é que este este negócio de quanto maior, mais diversa serão as condições de reprodução é fogo! o gigante americano terá perdido o pé? e a chinesada fará mesmo a previsão de que, a cada quatro habitantes do planeta no ano 2222, um terá um genro ou uma nora chinês/a?
DdAB
imagem: de minha autoria, ou melhor, edições que fiz sobre a belíssima sobrecapa do livro.e eu, que já passei uns bons cinco ou seis anos lá naquele reino e que nunca fui capaz de apostar um único pila na cachorrada? e que até parece que já andei usando esta ilustração em outra postagem?

Nenhum comentário: