09 fevereiro, 2012

Nâo Falei Mal dos Juízes?

querido blog:
ontem esqueci de ler o jornal! imagina o que me andava nalma. mas não eram torvelinhos noite e dia, de autoria de J. J. Veiga, pois li-o (no sentido castelhano de lio) de noite. e decidi postar hoje o que mais me deixou estupefato. os vencimentos dos juízes! eu entrei no assunto há muitos anos por causa de uma brincadeira ("tudo era apenas uma brincadeira e foi crescendo, me absorvendo, como disse Peninha).

queixa-me para meu amado prof. Haralambos Simionidis que o problema no Brasil era a datilografia (que nem existe mais e o Brasil segue com seus problemas). ele levou o assunto mais a sério do que eu gostaria e disse que o verdadeiro problema era o sistema judiciário. ele era, como sabemos, um homem muito, muito inteligente e preparado. mas não creio que ao ponto de ser um neo-institucionalista, quando esta escola ainda estava tomando corpo nos Estados Unidos e nem sei bem se Coase já publicara seu terceiro paper. claro que insisti na minha tese e ele, feito o ponto sério, associou-se à brincadeira.

a lição valeu. fiquei pensando naquilo. eu mesmo, também carente das luzes que me foram cedidas pela leitura atentíssima do livro de Samuel Bowles (mas na época, em Berlim, em 2006, eu já era autor do livrinho de teoria dos jogos), entendi que havia algo com as "instituições", o sistema judiciário, que vai muito além da remuneração dos juízes. eu falei aqui que o juíz ganha R$ 30 mil por mês. pois a Zero Hora diz que o jornal O Estado de São Paulo diz que eles ganham milhões anualmente, uns quatro ou cinco milhões. são 31 "ministros". vezes quatro milhões é dinheiro para corromper qualquer idealismo, cargos vitalícios, no wonder eles querem mudar a regra da aposentadoria do funcionário público e ficar mais cinco anos com a mamata. que se pode dizer de um estamento com este poder, com estes "salários"? como disse Monteiro Lobato que disse Carolina Michaelis, é só com "pau, pau e pau" que o assunto começa!
DdAB
p.s.: vídeo: não é o Wando acaetanando o Peninha? que viva para sempre!

Nenhum comentário: