04 janeiro, 2012

Filosofia Econômica e Retórica Escalafobética

querido blog:
existem duas maneiras de um intelectual argumentar com um interlocutor de seu porte, buscando convencê-lo de que ele -o antagonista- é um imbecil.

a primeira é gritar: "tu é um imbecil mesmo, seu idiota!"

a segunda é dizer: "tu só podes estar filosofando."

no outro dia, ao discutir a política de metas de inflação, associaram-me com o segundo argumento. ou seja, disseram que meu pensamento era hermético e filosófico e que o diálogo estava encerrado.
DdAB
p.s.: claro que hoje tudo é novidade: precisamos de um novo marcador para este tipo de filosofia.
imagem: abcz.

3 comentários:

Bípede_Pensante disse...

Caro Professor,

para mim, isso significa que vc está se metamorfoseando num filósofo e que os seus interlocutores terão que estudar filosofia para entender o que vc diz...

Tania Giesta disse...

Uma definição precisa do termo "filosofia" é impraticável. Tentar formulá-la poderia, ao menos de início, gerar equívocos. Com alguma espirituosidade, alguém poderia defini-la como "tudo e nada, tudo ou nada...". Melhor dizendo, a filosofia difere das ciências especiais na medida em que procura oferecer uma imagem do pensamento humano - ou mesmo da realidade, até onde se admite que isso possa ser feito - como um todo. Contudo, na prática, o conteúdo de informação real que a filosofia acrescenta às ciências especiais tende a desvanecer-se até parecer não deixar vestígios.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

garotas:
considerando que entendid apenas 3,1416% do que falaram, acho que estamos mantendo realmente um diálogo de alto nível filosófico, hehehe
DdAB