25 janeiro, 2012

Emprego: Governo x Mercado

querido blog:
a exemplo do corpo humano, que pode ser dividido em três partes (cabeça, tronco e membros), a vida societária também tem três órgãos (mercado, estado, comunidade). a ordem de nascimento do corpo humano é sabida: um pouquinho de cada coisa. no caso da vida societária também podemos pensar neste tipo de analogia. costumo dizer, baseado em bilhetinhos recebidos, que tudo começou com a horda, que passou a cultivar tabus (o do incesto, ou seja, da exogamia), desenvolver a linguagem (certamente nada tem a ver com o esperanto) e dividir alimentos com estranhos.

não posso dizer, apesar das objeções de pensadores importantes, que qualquer destas três características (cabeça, tronco, membros...) seja exclusiva do ser humano. talvez o tabu do incesto, sei lá. a linguagem chomskyana tem os correlatos de expressões ou uivos de outros bichos, os macacos vervet, em particular. a troca de alimentos é peculiar. e tenho o caso dos ratos mexicanos que até hoje ninguém provou que não li que eles trocam "mercadorias" (não localizei o bilhetinho).

em resumo, teria surgido a comunidade, depois dela o mercado, com instituições já previamente existentes que a fizeram existir, com seu tabu de incesto e relacionamento com estranhos, talvez troca de presentes, essas coisas antropológicas. e depois a união do mercado com a comunidade na busca da coerção mais formalizada do membro da comunidade e, particularmente, dos amigos invasores de outras, fez (a união, remember?) surgir o estado. estado é pau na dissidência.

sua evolução fez com que ele passasse a assumir funções não desempenhadas pela comunidade ou pelo mercado. por exemplo, organizar um exército ou organizar um sistema de cobrança de taxas comunitárias (lixo, enterro dos mortos, etc.), mas rapidamente ficou claro que há muitos outros bens públicos a terem provisão pelo estado. a comunidade não gosta de muita ataribuição comunitária, cada um gosta de viver feliz, inserido no mundo da divisão do trabalho, cada macaco no seu galho.

e depois veio a ideia de que a sociedade moderna eficiente é aquela em que existe uma harmonia entre os tamanhos relativos destas três instâncias de representação. quem mais tem fraquejado é a comunidade, que gosta de criar regras e gosta de quebrá-las. basta um integrante quebrador de regras para levar todo o conjunto a mal-estares que podem culminar com a destruição da qualidade do ambiente (isto que não falei do "meio-ambiente"). os caroneiros, free-riders, na tradução literal do inglês. o brejo de Hume, aquela literatura toda.

ontem, ao escrever que "os cargos públicos devem ser abertos a todos", falando do conceito de sociedade justa de John Rawls, saltou-me da cabeça a interpretação que nunca lhe dei: todos têm direito a um emprego que lhes possobilite existência digna. e seria muito otimista esperar que a comunidade desse sustento a jovens em idade de trabalhar que não o fazem. ela já se dá por satisfeita em sustentar as crianças e até os velhos ricos. mas o mais sábio mesmo é delegar esta questão da empregabilidade ao mercado, retirando-a da responsabilidade do setor privado.

ao contrário: o setor privado deve gerar lucros. e quando começam com essas leis segregacionistas e anti-segregacionistas (não falo das quotas nas escolas), em que pessoas desqualificadas ingressam nas funções que exigem produtividade crescente, começa a ruína. como é que poderia dar o comando de um avião a jato a um debilóide, pois a cota dos loucos ainda não estaria preenchida?

o que a sociedade requer do setor privado é produtividade, a maior inimiga do emprego. mas, como veremos no p.s. de hoje, o ideal societário não é emprego para todos, mas consumo para todos!

o fato de que hoje haja milhões de desempregados no mundo e outros tantos (uns 10%) são derrotas inflingidas ao planeta pelas crises de 2008 e sucedâneas só tem uma saída: emprego público. e não digo num dos bolsões que requer eficiência, como a polícia ou, o que dá no mesmo, os juízes. mas em outras atividades organizadas pelo poder público precisamente para ocupar a população que excedeu os requisitos do mercado de trabalho. e que nunca será empregada mesmo e que se devotará a desenvolver atividades anti-sociais, como o tráfico de escravos, o tráfico de drogas, o tráfico de armas e, sobretudo, a política, hehehe.

DdAB
imagem: veio daqui. não sabemos se aquele carinha que saiu correndo na frente dos outros foi chamado, o que deixaria os outros esperando, esperando o trem. ou se furou a fila, o que deixaria os outros furibundos. ontem li a velha imagem atribuída a Albert Hirshmann: o desenvolvimento econômico é como um túnel de várias pistas de automóveis no mesmo sentido. cada pista é um setor. se tudo tranca e uma pista começa a avançar, todo mundo aplaude. até que vê que apenas os carros daquela pista é que avançam e todo o resto permanece trancado. diz a metáfora que alguns vão tentar a qualquer custo sair de sua fila e enturmar na dos vitoriosos. e a bagunça pode propsperar, trancando até a fila que se mexia. ou seja, se havia um setor ou grupo de setores se mexendo (digamos, produção de televisores), enquanto que a de outros (digamos, formação de servidores do sistema judiciário) fica trancada, tudo pode vir abaixo. a moral original é que desenvolvimento sem distribuições não funciona. não acho exagerado dizer que esta praga foi a que tomou o Brasil. talvez desde sempre, talvez apenas desde os anos 1960s.

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