05 janeiro, 2012

Equilíbrio Basal e o Comportamento Humano

querido diário:
Azimov (na p.250 do livro que venho citando, "O Colapso do Universo") diz:

Nature is usually symmetrical, especially when it comes to considerations of energy

de minha parte, apenas pensei: como é que podemos dizer que a ciência econômica lida com um fenômeno usualmente simétrico? qual fenômeno? a dualidade entre compras e vendas. e por que é simétrico? qual a relação do fenÔmeno social com a geração e transmissão de energia? parece que os vínculos são de duas naturezas:

.a. por um lado, existe a doação, o dão, o dom.

.b. por outro lado, existem as trocas entre equivalentes. os economistas clássicos falavam em equivalentes de trabalho socialmente necessário. claro que, a partir daí, podemos começar a fazer considerações precisamente sobre os montantes de energia.

DdAB
imagem. se bem lembro, é a energia potencial se transformando em cinética.

2 comentários:

Tania Giesta disse...

Tenho observado com cautela o comportamento das pessoas e suas atitudes na vida em sociedade. E seja no ambiente corporativo, familiar, político, social, enfim, qualquer que seja o meio no qual estejam inseridas, preocupa-me a instabilidade, a ausência de propósitos, a fragilidade das personalidades, ante questões diversas que lhes são impostas.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

ei, Tânia:
tenho um amigo que diz que tudo isto seria resolvido se os estudantes se dedicassem a estudar xadrez. e acrescentei que era o lugar (o xilindró) em que deveriam parar todos os políticos brasileiros contemporâneos.
DdAB