29 dezembro, 2010

Cars Galore

querido blog:
andei pensando em escrever um conto de ficção científica em que as personagens centrais são os automóveis. 700 mil deles, avassaladores sobre a cidade de Porto Alegre, tomando conta de tudo. na linha do que aprendi com Campos de Carvalho, não é que cada mendigo já tenha seu radinho de pilha, mas que os radinhos de pilha é que se credenciaram para terem, cada um, lá seu mendigo. isto parecia Marx e as inversões que alguns chamariam de dialéticas. a força do poder e o poder da força, as armas da crítica e a crítica das armas, aquelas coisas.

se Porto Alegre tem mesmo 700.000 automóveis, isto significa que asruas serão tomadas por eles, o tráfego será lento, os desvios, as quebras, colisões, tudo, tudo, tudo será inevitável. mas, pensando nos desvios esdrúxulos, como proibir dobrar à esquerda, fazer pilhas de ruas de mão única, tudo isto, faz com que o automóvel médio ande, digamos 1m a mais do que o necessário por dia. pois são 700.000/1.000 ou 700km jogados fora por esse exército de queimadores de gasolina e álcool, percorridos inutilmente. são talvez 50 litros de combustível queimados inutilmente.

são 365 dias no ano, vezes 50 litros, já começa a dar para fazer uma festa, caso consigamos um mecanismo de apropriação privada da economia resultante de um manejo mais racional do direito de ir e vir. de minha parte, eu vou e não volto...
DdAB
imagem: daqui.

3 comentários:

Sílvio e Ana disse...

Há uma nova invenção, já muito utilizada em alguns países: a bicicleta. Mas essas novidades demoram pra chegar aqui.
Feliz 2011, com muitas viagens mentais.
(Sílvo)

Sílvio e Ana disse...

Ops! Esqueci um "i" do meu nome! Mas aqui está ele: i.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

é, Sílvio:
é o livro. são silvos de contentamento ao pensar que o ano está terminando com ele, digo, ele e o ano estão terminando-se. desejo-te também belas viagens, documentadas fotograficamente e outras documentadas de outras maneiras, maneiras maneiras, se me faço entender.
DdAB