11 março, 2009

Avião, Embraer e Equações Diferenciais

Querido Blog:
Depois daquela postagem sobre a Embraer e o problema do emprego, vim a dar-me conta de que ainda não tenho solução (quero dizer, não conheço a solução manjadíssima) para a formulação matemática do problema do cálculo do volume do avião em pleno voo. Li no "Flash Gordon", há alguns anos, que não há maiores problemas com o cálculo do volume, mas com o peso. Ora, à medida que o avião vai voando -diferentemente do que selecionei no Google Images, que funciona a lenha- seu tanque de combustível vai perdendo conteúdo, o que vai acarretando mudanças no peso do avião. Natural.
Mas aí pensei: "como é que o piloto automático sabe isto, de sorte a qualificar-se a ir mudando infinitesimalmente alguns controles, de sorte a manter a mesma velocidade e posição do avião cujo volume não mais é o mesmo, não mais requer o mesmo empuxo (ou era empurro?). Pensando mais sobre a questão, vi que haverá alguma coisa estranha com certos aviões, como o abaixo, que erram a aterrisagem, dando -por assim dizer- com os burros nágua.
Parece que o Sr. Images diz tratar-se de uma cena colombiana. Colômbia? Farc? Drogas? Ver postagem mais "economia política" que fiz recentemente a respeito do palpitante assunto.
DdAB

2 comentários:

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

A única coisa de que sinto falta é dos sábios comentários de Ellahe nesta provocativa postagem. Saberá ele/ela o que são equações diferenciais? Saberei eu algo mais do que as há de dois (ou eram uns 25?) tipos?
DdAB

Unknown disse...

Caro Prof.: perdoe! Ignoro tudo sobre equações, embora tenha a pretensão de, ao longo da vida, ter aprendido algo sobre "diferenciais". Isso me desqualifica para diálogos qualificados com Vosmicê? Espero que não, que apenas me diferencie.
Lendo-o, meu pensamento voa, erraticamente, e me vem à memória uma canção infantil que fala de aviões:
"A Pulgarcito lo invitaron a dar um vue-veu-vuelo en un avión (bis)
Y cuando estaba muy arriba
la gasoli-li-lina se acabó (bis)"
O avião de Pulgarcito bem poderia ser esse aí, o primeiro que ilustra sua matéria de hoje. A pergunta é: caiu o avião (como o segundo)e danou-se Pulgarcito? Não! A canção recomeça e segue até que os pequenos cantores se cansem da operação mágica de voar sem combustível.Ou das professoras.