11 setembro, 2019

Provérbios Portugueses+ DOIS


O título é "Provérbios Portugueses+" e mais o número da postagem, no caso, o numeral de 2. Aquele "+" é para dizer que também entram nesta série provérbios brasileiros que me ocorrerem, como na postagem anterior relembrei aquele "praga de urubu não pega em cavalo gordo". E até poderia mostrar meu poliglotismo falando coisas em espanhol que são de nosso conhecimento comum no Brasil, e.g., "hecha la ley, hecha la trampa" [tem parecidos no livro, como veremos a qualquer momento...]. Mais menos, quero dizer, mais provérbios menos parecidos, tenho um em inglês: "an apple a day keeps the doctor away".

11. A abelha é gado que não conhece o dono.
12. A noite não tem dono. (provérbio africano) [sic]
13. Casa nova tumba à porta. [Só pode ser sobre o Bolsonaro...]
14. Casa nova vida nova. [Brasil 2023]
15. Casa teu filho quando quiseres e tua filha quando puderes. [Só pode ser Bolsonaro...]
16. O figo sai à figueira.
17. Ovo é, galinha o põe.
18. Pancada grande é que mata a cobra.
19. Quem o fez que o ature.
20. Quem pariu Mateus que o embale. [De minha memória]

DdAB
P.S. Como pude esquecer na primeira postagem o amado Chico Buarque com seu "Bom Conselho"?

Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança

Venha, meu amigo
Deixe esse regaço
Brinque com meu fogo
Venha se queimar
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas vezes antes de pensar

Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que não se vai longe
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade

Nenhum comentário: