13 setembro, 2019

A Polêmica sobre o Muro da Av. Mauá em Porto Alegre

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre


Esta foto é de, se bem lembro de ter lido há dias em algum lugar de respeito, 1967. Conhecido logradouro porto-alegrense, conhecida camionete DKW, atrás dele, aparentemente um táxi-Fusca e mais um, sei lá, ônibus. Tudo dentro d'água. Enchente em Porto Alegre, devia ser junho, só podia ser maio-junho ou julho, sei lá. Sabe-se lá, sabê-lo-emos lá...
E tem uma macacada da região que volta-e-meia quer desmoralizar o muro de contenção criado na Av. Mauá pelo pessoal da ditadura militar, capitaneada (epa!) pelo prefeito Thompson Flores por considerá-lo inútil ('lo', eles, ambos, muro e governante), por considerar que ele afronta o direito de ir-e-vir na cidade.
E, macaco velho myself, fico pensando que essa macacada que nunca viu o bafo da enchente nos pés, na nuca, que nunca está preparada para se proteger de incêndios e outras catástrofes naturais (e artificialmente naturalizadas) não sabe do que está falando. Inclusive porque, mais recentemente do que o DKW houve novos avanços das águas sobre belas áreas da cidade, sendo retidas, no hoje chamado centro histórico, pelo muro da av. Mauá. Então já temos amostra de tamanho 2: uma sem muro e outra com ele.
DdAB

Nenhum comentário: