Querido blog:
É concebível que todos sejamos iguais perante a lei, mas desiguais frente aos recursos escassos disponíveis no terceiro planeta de Sol?
DdAB
Propagandeei esta pérola de minha atual compreensão da filosofia política no Facebook. E pintaram os seguintes diálogos:
Ricardo Holz O
principal dos recursos eh o tempo. Este todos temos igualmente, mas
aproveitamos de formas extremamente diferentes
Duilio De Avila
Berni Exatamente. O tempo é o campo do desenvolvimento humano e cada
ser humano alcança resultados diversos ao longo de sua trajetória
de vida.
Ani Ew Por enquanto
somente perante a lei. A esperança é a última que morre já dizia
o ditado.
Duilio De Avila
Berni Vivemos num momento em que boas perspectivas não são
vislumbráveis em todo planeta. Mas tenho fé -e não pagarei para
ver- que o futuro da civilização humana é luzidio,
Jorge Maia Ussan Nem
um, nem outro.
Duilio De Avila
Berni Realista, hein, meu? De minha parte, procuro atacar as
distopias com doses cavalares de igualitarismo (com PIB crescente), o
bálsamo que vai curar todos os males terráqueos. E nos permitir
realizar nossa propensão já comprovada de povo astronauta.
Jorge Maia Ussan O
igualitarismo, ou a esperança nele, é o melhor remédio.
Uau
Aniger de Oliveira A
desigualdade citada acaba com a possibilidade da igualdade desejada.
Duilio De Avila
Berni Num horizonte de tempo razoável, parece razoável que se
aceite um razoável índice de desigualdade. Esta, no caso razoável,
deve refletir apenas diferenças de talentos individuais, nunca ser
reflexo da propriedade herdada nem de favorecimentos ilegais.
Augusto Leal De
Britto Velho Abolir a propriedade privada Duilio De Avila Berni
Duilio De Avila
Berni Entendo que esta abolição ainda precisa de mais poderosas
instituições, fortalecendo especialmente o poder comunitário. E
lembro que, no comunismo, não haverá propriedade privada nem das
habilidades pessoais. E talvez tenha sido eu mesmo, talvez tenha lido
há muitos anos, o fato é que um amigo atribuiu a mim entender as
crescentes restrições à propriedade privada: no modo de produção
escravista, escravo não tem direito nem à própria vida; no
feudalismo, servo passa a ter direito à vida, ainda que não à
liberdade, no capitalismo, o direito à propriedade se estende sobre
os meios de produção; no socialismo, os meios de produção
encontram propriedade coletiva e, no comunismo, cada um recebe de
acordo com suas necessidades e produz de acordo com suas
possibilidades. Resposta válida à
Aniger de Oliveira e ao Augusto Leal De Britto Velho (a quem solicito
ler o comentário da Aniger e o meu).
Augusto Leal De
Britto Velho Duilio De Avila Berni justamente! A sociedade socialista
não pretende uma igualdade absoluta do ponto de vista de propriedade
pessoal, aliás tem aquela do Lênin: "aquele que não trabalha
não deve comer"... Em um dos textos do Marx ou Engels lembro do
seguinte: "os homens tem diferenças no seu físico e intelecto
naturais, ora aquele que é mais hábil na produção de determinado
produto por ter superior força física ou intelectual deve ser
recompensado por isso. A questão se resume portanto em abolir a
mais-valia e justamente pagar à cada trabalhador o valor de seu
trabalho".
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