05 abril, 2018

Lula Lá, Lula na Cadeia, Lula no Nobel


Querido blog:

Escrevi no Facebook há instantes:

No ano de 1965, estudava eu no "Julinho", segundo ano do ensino médio, cursando uma disciplina de matemática em que o programa era de geometria (áreas e volumes) e algum outro conteúdo mais digerível. O professor se chamava Antonio Ribeiro, um velhinho sinistro de voz tonitruante, une vrai horreur. Pois o prof. Ribeiro era acolherado com os militares. E, no dia 31 de março de 1965, tomou o espaço de uma aula inteirinha para elogiar a "revolução". Nós todos, a maioria de nós, pelo menos, não compartilhava daqueles pontos de vista, mas era difícil contrariá-lo. Era sinistro e de voz tonitruante. E nós éramos adolescentes. E quem o contrariava tinha lá seus problemas. Por exemplo, um dia eu tentei argumentar que o socialismo era inevitável, como acabara de ler no jornal ser uma previsão do já falecido padre Pierre Teillard de Chardin, muito popular no Brasil à época. Não sei se foi minha única tentativa de trazer um modesto breve anti-dogmatismo àquele ambiente. O fato é que a figura sinistra de voz tonitruante rapidamente convenceu-me de minha insignificância e não garanto mas provavelmente andei tomando jeito e calando a boca.
Pois foi o velhinho de seus 50-60 anos que disse algo que o diferencia da direita mais desabotinada. Não lembro qual era o assunto, mas ele deixou claro que a lei (jurídica) não pode ser endereçada a um indivíduo, a lei tem que ser para todos. Por exemplo, alguma lei garantindo-me o título de imperador do Brasil (ou de uma escola de samba do Brasil), algo assim. Mas houve muitas vezes iniciativas muito piores, como as que grassam na política brasileira.
Pois então. Lula foi condenado por aqueles 6x5 de que falei várias vezes no blog (sugerindo demitir os cinco perdedores e, ao longo do tempo, tentar montar uma plêiade composta por pessoas decentes, apartidárias, e mais afinadas com alguma interpretação mais objetiva da lei, da constituição, das mesadas, do auxílio moradia, essas coisas cotidianas; falei isto como piada, mas é bem escandaloso seis doutos pensarem diametralmente de modo oposto a cinco doutos; Thomas Kuhn diria que, neste caso, não são doutos).
Parece óbvio que este tipo de argumentação dos doutos (ver Kuhn) estava endereçada precipuamente a prender Lula. Aliás, nem precisariam prendê-lo, pois ficou claro que aquele arranjo de prisão em primeira instância não precisaria ser obrigatório. E aí é que se coloca minha tristeza no dia de hoje: claro que Lula não precisaria ser preso até receber a condenação transitada em julgado, pois é um rapaz de boas maneiras. Se é que iria recebê-la, pois aquela bobajada de assim chamada justiça de Curitiba só serve para desmoralilzar a justiça.

DdAB
P. S. Tá claro meu ponto? Botar um ex-presidente da república na cadeia sem culpa formada é jogar-nos-manter/nos no mesmo clube de outras republiquetas que não trilham o caminho da decência. O fato é que a prisão resultante dessa condenação em segunda instância não é compulsória. Mas seria o juiz Moro (como lembramos, "juiz  Moro é oximoro"), cujo pai e um cachorro doberman são filiados ao PSDB, não terá contemplação.

P.S.S. Comentários lá no Facebook
Christiano Avanegra Sempre aprendendo, adorei o tonitruante. Fico a imaginar o terror de uma aula com um militarista... O dia de hoje eh muito triste para todos nós.
Raquel Dias Querido professor ! Para ir adiantando hoje já publiquei minha receita de bolo! Coragem
Duilio De Avila Berni Querida: por circunstâncias esdrúxulas, madruguei hoje e vi a publicação, mas -nesse mundo esdrúxulo que frequentei na madruga- não assinalei como curtindo. A verdade é que levei uns bons momentos para entender. De imediato, lembrei dos velhos tempos, tempos de jornalismo mais decente, com o jornal O Estado de São Paulo.
Duilio De Avila Berni Notate bene: escrevi o que lemos no cerne do mural "par coeur" e transcrevi ao blog. Não precisa ir pra lá... Mas lá coloquei um P.S. que acho que merece: P. S. Tá claro meu ponto? Botar um ex-presidente da república na cadeia sem culpa formada é jogar-nos-manter/nos no mesmo clube de outras republiquetas que não trilham o caminho da decência. O fato é que a prisão resultante dessa condenação em segunda instância não é compulsória. Mas seria o juiz Moro (como lembramos, "juiz Moro é oximoro"), cujo pai e um cachorro doberman são filiados ao PSDB, não terá contemplação.
(Link para o livro de mesoeconomia da Bookman)
Erminio Mauro Berni Meu caro, que assim seja a tua ideia de justiça, mas a pergunta que não quer calar é. Como ficam todos os outros que tb estão presos e que poderiam beneficiar-se com a não prisão em 2 instancia? Ou haveria o uma terceira, uma quarta ou talvez até uma quinta instancia, alias muito bem lembrada por José Neumane ontem na Cultura, então fica a pergunta a lei tb é para todos? Ou apenas a quem tem dinheiro para pagar poupudos valores a advogados? Que alias segundo o proprio Lula não tem dinheiro algum? Bem fica no aguardo de tua elucidativa resposta, entretanto se o socialismo é tão adorado e amado pq não morar na Russia por exemplo?
Duilio De Avila Berni Caro Parente, tem tanta observação em teu comentário que acho que terei que fazer uma postagem no blog específica sobre ele. Do acho, passo à promessa: assim que a fizer, vou avisar-te e poderemos prosseguir no diálogo. Garanto-te publicação ipsis litteris de toda tua argumentação. Aliás, recomendo-te uma leitura de postagens a serem guiadas por tua curiosidade e o motor de busca do próprio blog.
Antecipando-me à resposta que te darei oportunamente, aviso que vais encontrar por lá várias sugestões minhas sobre o fechamento do poder judiciário e substituição por uma empresa júnior de alguma universidade, digamos, norueguesa. Nesta linha é que critico, como viste por aqui, aqueles escores de 6x5.

Erminio Mauro Berni Duilio De Avila Berni FICO EM TEU INTEIRO DISPOR, QTO AO FECHAMENTO DO JUDICIARIO, CREIO QUE DEVA SER UM EUFEMISMO OU NÃO?????

Vou responder a Erminio Mauro Berni nos próximos dias. 
Ao fazê-lo, não poderei esquecer de citar a movimentação da juíza Rosa Weber entre os cinco e entre os seis.
A imagem pode conter: 1 pessoa, meme, óculos e texto
Nem a informação que tenho de que a condenação brasileira em segunda instância é problemática, pois na primeira quem condena não é um colegiado, mas ocorre uma decisão monocrática. Os estudiosos de "sistemas jurídicos comparados" poderão se pronunciar sobre este ponto, para o qual não tenho preparo nem desejo de situar-me. O que sei é que Mino Carta afirma que, na itália (e talvez em outros países), as decisões desde a primeira instância são colegiadas. Nesta linha e no apontamento de tantos erros cometidos pelo juiz Sérgio Moro é que comecei a alardear que "juiz Moro é oximoro".
Amartya Sen e o livro "The Idea of Justice", o mais empolgante livro técnico que li na vida.
Ver: https://plato.stanford.edu/entries/justice/

e isto entrou no mural de Marcelo de Oliveira Passos:
Duilio De Avila Berni
Duilio De Avila Berni Vejamos, então, o que ele vai fazer agora, mesmo que usufruindo a condição de preso político, sendo afastado da presidência da república. Eu aposto que ele terá um papel maiúsculo na união das esquerdas.
1
Gerenciar
Curtir · Responder · 36m
Marcelo De Oliveira Passos
Marcelo De Oliveira Passos É inegável, Duilio, que ele possui - aliás sempre possuiu em todas as eleições de que participou - cerca de 30% do eleitorado. Isso, não é nada, não é nada e é o maior capital político do país. E ele pode transferir, ao menos uma parte, para outro(a) candidato(a). Quanto a unir as esquerdas... bem, ele é o único capaz disso. Mas não sei se ele quer isso, pois o PT saiu muuuito chamuscado nesse imbroglio todo. Eu não sei se alguns partidos de esquerda gostariam de se coligar ao PT e pagar o preço de uma rejeição enorme (a não ser a nível regional, mas em uma eleição nacional acho difícil). Mas discordo da visão de que ele é um preso político. Nunca vi preso político ser condenado por 15 juízes, em um país democrático e com todos os rigores do due process of law. Ele cometeu crimes e está sendo julgado por isso. Se puder, veja a entrevista que o Miro Teixeira concedeu sobre a prisão do Lula. Ninguém resumiu melhor a questão do que ele, a meu ver. Abs.
Gerenciar
Curtir · Responder · 14m
Duilio De Avila Berni
Duilio De Avila Berni Talvez ele não consiga unir a esquerda, é verdade. Mas talvez consiga. Vejamos os próximos meses, as movimentações, as diferentes definições de esquerda, os programas, muitos deles já circulando nos meios pertinentes.

Quanto aos 15 juízes, a verdade é que o poder judiciário não goza de grande prestígio nos dias que correm. O resto do que falas, é subjetivo: país democrático, rigores processuais, criminoso (pedalinhos, apartamento registrado em nome de terceiros). Desde o impeachment tenho visto divisões profundas entre os litigantes e argumentações perfeitamente coerentes para os olhos de gente de meu porte. Agora vemos precisamente a mesma divisão. Aqueles casos de decisões por renomados juristas vencendo de 6x5 renomados juristas dá uma ideia da subjetividade em todos os processos. Raramente, vemos um 11x0.


Vivemos um momento difícil em que a divisão esquerda-direita mostra-se com clareza. E eu gostaria de ver as contendas resolvidas por meio de eleições. Mas já houve eleição, a presidenta Dilma foi eleita e sua deposição foi daquelas que levou os juristas a jogaram aquele 6x5.


Nenhum comentário: