22 setembro, 2014

Investimento Causa Crescimento?


Querido diário:

Obviamente causa. Mas de um jeito que não é facilmente capturável por economistas de feição dogmática. A verdade é que a receita para crescer é investir ou ... gastar em qualquer outra componente da demanda agregada (consumo das famílias, consumo do governo e exportação).

O noticiário político-econômico tem dado grande destaque à estagnação por que passa a economia brasileira no presente ano. Mesmo sem negar que o crescimento dos últimos quatro anos foi rastejante (ou nos últimos 35 anos), insiste-se que o problema conjuntural só pode  ser resolvido com mais investimento. Fala-se na estagnação do PIB e do emprego e se esquece que PIB, renda e despesa são as três óticas da mesma variável, o valor adicionado. Ainda que sem aumento da capacidade produtiva, o Brasil não possa expandir vigorosamente a produção, o PIB deste ano não depende do investimento, ao contrário. o investimento, o consumo das famílias e o do governo e as exportações são os integrantes da ótica da despesa da mensuração do valor adicionado. Assim, se crescer o consumo das famílias, o gasto do governo ou a exportação crescerá o valor adicionado, ergo, o PIB. O aumento do consumo das famílias depende de sua renda, o do governo responsável, de sua receita e o das exportações, da taxa de câmbio.

Se o setor privado não pode absorver a produção com mais consumo ou investimento, resta ao governo tanger seu próprio consumo (com ou sem déficit) e mexer com o câmbio.

Mexendo no câmbio, a demanda agregada crescerá (mais exportação). Mexendo no gasto público em bens públicos (segurança, justiça) ou bens meritórios (educação, transporte) ocorrerá o mesmo resultado. Trocando os impostos indiretos (remédios) por diretos (renda) e elevando a carga que não incide sobre o valor adicionado nem déficit público haverá.

O que fazer nas eleições? Haja voto para reduzir o estratosférico aumento do gasto do governo que segurá o sublunar aumento dos juízes.

E que fazer para a economia crescer a longo prazo, aumentar a produtividade do trabalho (substituir trabalho vivo por trabalho morto)? Claro que é investir: elevar seu estoque de capital.

DdAB
Imagem: aqui.

Nenhum comentário: